Seguidores

segunda-feira, 7 de março de 2016

ESCOLHA DA FELICIDADE


No dia a dia é 
possível escolher entre 
ser feliz e ser triste


A escolha da felicidade...

"A felicidade é trilhar nossa vida, com paciência, aceitação, perseverança e determinação"
Seja feliz onde você está, com o que tem agora. Valorize esse momento precioso e não adie sua felicidade para depois. Não viva com aquela ideia de que “um dia serei feliz”.
Se ficarmos esperando para ficarmos contentes somente quando tivermos a oportunidade de viajar, ter boas férias, comprar um carro melhor ou se aposentar, perderemos o momento presente. Enquanto estamos esperando coisas materiais ou acontecimentos, a vida continua e não existe momento melhor para sermos felizes do que agora.

Temos que entender que a vida sempre estará cheia de desafios e obstáculos. Isso faz parte da vida no planeta Terra. Não existe vida sem problemas. Admita isso e decida por ser feliz com uma mente agradecida e pacífica.

Contemple essa citação de Alfred D’Souza: “Por algum tempo me pareceu que a vida estava prestes a começar- a vida verdadeira. Mas sempre havia um obstáculo ou outro no caminho, algo que deveria ser feito antes, um negócio inacabado, tempo por vir, dívidas a pagar. Aí, sim a vida começaria. Então, eu despertei para o fato de que esses obstáculos eram a minha vida.”

Essa perspectiva nos ajuda a perceber que não existe felicidade completa, nem um caminho para a felicidade. A felicidade é trilhar nossa vida, com paciência, aceitação, perseverança e determinação.

É importante ter coragem e entusiasmo para superar os obstáculos. Entender que muitos problemas são imaginados pela mente negativa, portanto eles não existem de fato, são apenas criações dos pensamentos negativos. Assim, para resolvê-los, temos que mudar nossa atitude mental, aceitar nossa colheita presente e decidir pela felicidade agora.

É muito comum as pessoas acharem que somente serão felizes depois de conseguirem tudo o que desejam. Elas acreditam que somente serão felizes quando conseguirem um bom emprego, uma promoção, carro novo, estabilidade financeira, casamento, filhos... e mais uma infinidade de sonhos.

Alguns desses sonhos podem se realizar, mas, mesmo assim, elas ficam frustradas, porque não sabem lidar com os filhos pequenos ou adolescentes; não sabem lidar com as mudanças no trabalho, com problemas de saúde ou desarmonia no casamento.

Sentem-se frustradas por não conseguirem controlar os filhos nem a vida do marido ou da esposa. Acham difícil aceitar imprevistos no trabalho ou na família, e assim, ficam se culpando, culpando os outros, a vida e os acontecimentos.

Se alimentarmos todos os desejos da mente, sempre estaremos insatisfeitos. Se colocarmos nossa felicidade somente nas coisas materiais ou se quisermos nos realizar através dos filhos ou dos outros, ficaremos frustrados.
A vida e os acontecimentos são incontroláveis. Se não soubermos lidar com a impermanência das coisas e da vida, se não entendermos que não podemos comandar a vida, os fatos, as pessoas, ficaremos deprimidos e insatisfeitos.

Se você tiver o hábito de ficar infeliz toda vez que a vida não for como você quer, se não aceitar que algumas vezes você pode estar errado ou permitir que os pensamentos formem turbilhões de ondas negativas, como bolas de neve, infelizmente, sua vida será um reflexo dessa mente negativa. Você ficará frustrado porque praticou a frustração e a insatisfação.

Li uma vez uma frase muito interessante: “As pessoas mais felizes não têm o melhor de tudo, mas elas fazem o melhor de tudo”

Você tem escolhas. Pode escolher ser uma pessoa triste, insatisfeita, reclamando de tudo, ou pode escolher cultivar as virtudes da paciência, da gentileza, da compaixão, da humildade e da paz interior.
Entenda, porém, que não se consegue desenvolver essas virtudes de um dia para o outro, e sim por meio da prática regular. Precisamos nos tornar conscientes de nossos hábitos diários e também de nossos pensamentos.

Observe se você está cultivando hábitos bons que podem lhe ajudar a realizar suas metas e sonhos. Decida encontrar mais tempo para você mesmo. Priorize tempo no seu dia para relaxar, para meditar, para se acalmar. Com apenas dez ou quinze minutos diários de meditação, você pode treinar sua mente a se tranquilizar - clique aqui e aprenda a meditar

Entenda que você é o que pratica. Renuncie às tendências negativas da mente. Largue o que lhe joga para baixo ou lhe deprime. Mas se proteja e alimente todas as coisas na vida que lhe elevem.

Fique motivado a encontrar tempo para práticas que possam apaziguar sua mente e nutrir seu coração. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você.


FONTE:

por Emilce Shrividya Starling
VYA ESTELAR

Nenhum comentário: