Seguidores

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

SAIA DO JULGAMENTO




Como não julgar?



Como não julgar?





Você já reparou que quando julga alguém, 
o faz a partir de princípios morais? 

Consegue perceber que todo um arsenal de
 crenças e valores já estão prontos, aí, 
dentro de você no momento em que
 está avaliando alguém? 

Isso porque o mundo, aos poucos, 
foi criando em você um programa de
 ‘certo’ e ‘errado’ que é determinante na
 forma de você interagir com as pessoas



E se não existissem os códigos morais? E se nós nos orientássemos apenas pela Natureza, obedecendo apenas o princípio de não fazer ao outro o que não gostaríamos que nos fizessem?

É, meu amigo, isso por enquanto é utopia. Só seria possível se todos nós fossemos cristãos de coração, compreendendo que Cristo não só lutou contra todas as tradições, questionando as leis de sua época, como exemplificou a tolerância, a aceitação, a compreensão e muitas outras virtudes. Jesus não julgava ninguém, isso estava fora de questão, prova disso foi a passagem da pecadora, preferiu transferir a responsabilidade para aqueles que não tivessem pecado.

Além de não sermos cristao, ainda nos comportamos como fariseus. Não conseguimos subir esse degrau. Dizem que o ocidente é judaico-cristão, mentira! O ocidente é apenas judaico, pois nos comportamos como os judeus de outrora: julgando, condenando, apedrejando, combatendo, enfim, reproduzindo cegamente as programações morais que ensinam.

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus” Mt 5:20.

Lembram dessas palavras? Pois é, há muito tempo já fomos alertados do grande equívoco de nos orientarmos cegamente por preceitos morais e éticos que reproduzem apenas convenções sociais. Está na hora de seguir a própria intuição, ouvir o coração, permitir que o mundo se movimente sem as nossas intervenções, permitir que cada um seja aquilo que é, enfim, deixar de ser ‘normal’ para ser natural.

“É proibido proibir” gritava o cantor baiano. Hoje deveríamos gritar “É proibido julgar”, até que todos os preconceitos e a intolerância que nos governam sejam dirimidos. Chega de conceitos prontos, vamos esvaziar esse copo, vamos nos permitir recomeçar e olhar o mundo sem a contaminação desse programa nefasto.


Sobre o Autor
Paulo Tavarez
  
Criador de uma terapêutica chamada PSICAPOMETRIA que funde técnicas apométricas com uma abordagem multidimensional que explora, principalmente, os campos psíquicos. Pedagogo, Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador da Dinâmica da Consciência e Escritor. 
 E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br

Nenhum comentário: