Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2015

VALORIZE AS GARIS





5 motivos para 

começar a valorizar 

as garis não

 só pela beleza



Provavelmente, em algum momento desta semana você ouviu falar em Rita Mattos. Ou melhor, na "gari gata".

É, pois é. É isso mesmo.

A carioca de 23 anos virou 'a' sensação da internet simplesmente por ser gari e... bonita. Suas fotos foram compartilhadas por milhares de pessoas, e ela chegou a ganhar mais de 17 mil seguidores nas redes sociais, além de colecionar uma enxurrada de críticas nos comentários.



Algumas pessoas questionaram como uma gari poderia ser tão bonita. E Rita respondeu à altura:
"As pessoas se assustam quando veem uma garota bonita trabalhando como gari. Dizem que eu poderia arrumar um trabalho melhor do que ficar varrendo e capinando. Por que as garis devem ser, necessariamente, feias? Existe um preconceito. Apesar do trabalho ser bastante pesado, me divirto muito. Tenho orgulho do que faço"
A declaração acima foi dada em uma entrevista ao jornal Extra, do Rio. Na mesma entrevista, ela ainda disse que trabalha desde os 16 anos de idade, é muito independente, e sempre gostou de conquistar as coisas por mérito próprio.
Assim que sua história começou a aparecer nos principais jornais do País, suas colegas de profissão saíram em defesa de Rita e se manifestaram contra o preconceito.
Acreditar que somente pessoas feias tenham uma profissão relacionada à coleta de lixo é puro preconceito. Mas chamar a atenção apenas para a beleza também não é o que define uma profissional de qualidade. Eis 5 coisas que uma gari pode ser além de 'gata':
1. Não é fácil ser gari!

Ser gari no Rio de Janeiro e em qualquer outro lugar do mundo não é tarefa fácil. Não se trata simplesmente de recolher os resíduos descartados pela maioria da população, não. Eles trabalham para construir uma cidade habitável, livre de doenças e de resíduos que podem prejudicar a saúde da população. Eles estão aí, fazendo um trabalho extremamente necessário, enquanto você continua jogando aquela bituca de cigarro no chão ou o papelzinho da bala na rua...
2. E... olha, elas existem!

E são bonitas, por que não? :D

3. Merecem o nosso respeito!

Lembra do fatídico comentário do jornalista Boris Casoy? "Que 'm...': dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo da escala do trabalho". Muita gente não presta atenção neles, muita gente não valoriza o trabalho deles. Mas se a rua da sua casa está limpa, tenha certeza de que alguém trabalhou de forma digna para isso. De baixo escalão a profissão de gari não tem nada. Tanto, que o jornalista foi condenado a pagar R$ 21 mil em indenização.
4. Cada um tem uma história, assim como você!

Segundo o jornal Extra, Rita já pensou em seguir carreira na área médica, mas agora quer cursar Administração de Empresas para crescer dentro da própria Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro. Ela prestou vestibular recentemente e ainda espera o resultado. Mesmo assim, ela não descarta a carreira de modelo. Após a repercussão de sua história, inclusive, ela já tem até assessor de imprensa.
5. A cidade para sem todos eles!
gari tio de janeiro
E para mesmo.



FONTE:


 |  De
Publicado: Atualizado: 

Nenhum comentário: