Seguidores

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SAPATOS & DOENÇAS





SOLA DO SAPATO PODE TRAZER DOENÇAS PARA DENTRO DE CASA




Getty Images




A doença desagradável que pode estar na sola dos seus sapatos



Talvez você não acredite, mas pode estar levando essa bactéria cabeluda para dentro de sua casa (Imagem: Thinsktock)Talvez você não acredite, mas pode estar levando essa bactéria cabeluda para dentro de sua casa (Imagem: Thins …



Mesmo que você desse conta de desinfetar minuciosamente toda a sua casa,todos os dias da semana, bastaria que você abrisse a sua porta para encontrar uma legião de germes preparadinha para entrar em sua imaculada morada.

Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Houston descobriram que 40 % das amostras retiradas dos degraus de entrada das residências analisadas estavam contaminadas com a bactéria Clostridium difficile, que também estavam também 39% das solas de todos os sapatos pesquisados.

Seria isso um problema? Como o seu próprio nome sugere, a bactéria Clostridium difficile, conhecida também pelo apelido de C. diff, é difícil de ser combatida. Ela tem variantes resistentes a diversos antibióticos e não deve ser tomada como um bichinho de estimação. Uma infecção causada por ela deixa o paciente com uma terrível diarreia que, em alguns casos, pode progredir até se transformar numa perigosa colite.

Uma pesquisa recente publicada pelo NewEngland Journal of Medicine sugere que, pelo menos, 500 mil de pessoas são infectadas por essa bactéria todos os anos. Embora mais conhecida por infectar pacientes hospitalizados, 35 por cento dos casos de infecção por C. diff dá-se fora do ambiente hospitalar.

Como que a C. diff chegar à porta de nossas casas? “Os nossos sapatos estão expostos a diversos tipos de contaminação e, com eles, contaminamos a entrada da nossa casa,” diz o autor do estudo, Dr. M. Jahangir Alam.

Fezes de diversos animais, incluindo as de passarinhos e outras aves, são examples das imundícies que os nossos sapatos carregam por aí, afirma o Dr. Alam.

Ao pousarem numa superfície qualquer, esses esporos podem sobreviver por meses a fio e, no caso de uma ingestão acidental, aumenta o risco dese adoecer.

Quer evitar de levar todos esses germes para dentro de sua casa? Quer evitar de passar mais tempo do que você precisa dentro do seu banheiro? A solução é simples: tire os seus sapatos e deixe-os na entrada, ao lado da porta, sugere Alam.

Nenhum comentário: