Seguidores

sexta-feira, 31 de julho de 2015

A FORÇA DAS FORMIGAS: SEGREDO REVELADO




PORQUE FORMIGAS SÃO TÃO FORTES ??
 
CIENCIA DESCOBRE SEGREDO DA "SUPER-FORÇA" DAS FORMIGAS.


Reprodução

 
Pesquisa descobre como formigas movem objetos
 tão maiores do que elas


Que formigas são fortes e organizadas, isso nós já sabíamos. Mas pesquisadores de Israel foram a fundo nessa questão e publicaram estudo na Nature Communications que mostra qual a razão de elas conseguirem carregar um peso muito maior que o delas.

Para isso, foram estudadas as chamadas “formigas loucas” — que tem esse nome justamente por andarem, teoricamente, sem sentido. O que eles descobriram é que a organização dos insetos é a grande responsável por fazê-las ter a ‘força’ necessária.

De acordo com a pesquisa, elas cooperam entre si para carregar grandes pedaços de comida ao formigueiro. Para isso, informam eles, elas têm pequenos guias e possuem um equilíbrio matematicamente perfeito entre individualidade e conformismo.

Ou seja, formigas realizam grandes feitos porque, basicamente, não tem ego — e sabem obedecer um líder. A descoberta mostrou que, por exemplo, quando formigas fogem “para todos os lados”, na realidade, elas estão apenas seguindo algo previamente coordenado.

Os cientistas afirmam que o conformismo das formigas é decisivo. Segundo um dos pesquisadores, quando os insetos notam que a força que deve ser feita é maior que o comum, todas sentem necessidade de agir com conformismo, focando sempre o bem comum.



FONTE:

YAHOO

Nenhum comentário: