Seguidores

domingo, 19 de abril de 2015

LIDANDO COM O INESPERADO



Abrindo as portas para o diálogo com Deus!


Abrindo as portas para o diálogo com Deus!
 
 
 

Acupuntura emagrece ? 

Fatores emocionais.


A obesidade envolve também pressões geradoras de culpa pelo ato de se comer em demasiado e, conseqüentemente, por se estar acima do peso desejável. Este processo pode ser alimentado por fatores diversos e, em certos casos até pelos mais próximos.

O desenvolvimento de uma proteção entre o Self e as ameaças percebidas pela vida refletem insegurança e medo dos enfrentamentos, quanto maior o tempo da não conscientização deste processo, maior será a autoproteção por parte do organismo que acumula mais gordura para aumentar esta barreira protetora.

Deixando a integridade da saúde física, parcialmente de lado, reflexionemos que existem aqueles que se encontram confortáveis com o peso que apresentam, fazendo uso de variados artifícios, baseados no comodismo e no desânimo.

Eximindo a nossa posição sobre o mérito do julgo, oferecemos a  interpretação, baseada na literatura, de que estes são envolvidos por uma sensação de tranqüilidade que lhe capacita a sensação de ser levado mais a sério e as suas opiniões serem dotadas de maior certeza e consistência. Para a Medicina Tradicional Chinesa tratar-se de uma ilusão tranquilizadora de que o mundo é lento, sólido e estável, em decorrência dos fatores de adoecimento umidade e fleugma atingirem o cérebro, mar da medula.

Os sinais são perceptíveis durante a anamnese, muitas das vezes até pelo paciente, insegurança, medo e preocupação, associam-se com os Rins e o Baço-Pâncreas (BP) que se encontram energeticamente debilitados. A base para harmonização é fortalecer o fogo do Coração, seu Qi e o Qi do BP.

A perda do contato com o entusiasmo e amor internos pode levar a sensação de desgosto e revolta pela vida e estendida a sua expressão àqueles do seu círculo familiar e social, a construção desta identidade pode sustentar uma desculpa para se evitar relacionamentos ou se envolver sexualmente.

Faz-se notável a evolução para um estado depressivo decorrente do processo que leva ao sentimento de culpa e/ou autopunição que estagna o Qi nos órgãos como Coração, Fígado e Pulmão, o princípio do tratamento é mover este Qi estagnado.


A Acupuntura é capaz de promover o fortalecimento do eu interior, de aguçar algumas percepções, através de pontos específicos que trabalham além da auto-estima, a autoconfiança. O paciente é capaz de observar e identificar seus limites e de discernir a causa primária que originou o processo.


É importante ressaltar, mais uma vez, que o processo para um emagrecimento saudável é mais eficaz quando se utiliza um conjunto de atitudes, como a reeducação alimentar devidamente supervisionada por um profissional capacitado para tanto; a definição de Saúde, conforme a OMS, engloba um conjunto de fatores.

Mas a grande maioria das pessoas busca milagres! Em um período muito curto de tempo, sendo que o evento da obesidade caracteriza-se pela cronicidade. Por tanto, cuidado! Qualquer terapia que faça promessas demasiadamente mirabolantes e dê um prazo para isso acontecer, pode envolver medidas drásticas que eventualmente se manifestarão no físico, ou quando cessadas, volta-se a estaca zero: se engorda tudo de novo!

Cada caso é um caso! Isso quer dizer que cada um responde de maneira mais ou menos lenta dada às características que o constitui, alguns perdem peso rápido porque se elimina quantidade de líquido que está acumulada (edema) outros não têm ou não precisam perder líquidos, já que juntamente eliminam-se substâncias importantes ao organismo.

Dentro do Universo da Acupuntura, existem opções de técnicas variadas que podem ser utilizadas juntas ou em separado, as quais abordaremos no próximo artigo.






Espero ter auxiliado! Se gostou compartilhe!

Namastê.




BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: 
  • Ross, Cominações dos pontos de acupuntura 2007.
 
 
 

 

Nenhum comentário: