Seguidores

domingo, 1 de março de 2015

SEGREDO DA VIDA: DEUS OU SAUNA ??





O segredo para viver

muito tempo

está nas saunas

 
Reprodução
 
 
Pesquisa mostra que o risco de morte súbita por infarto é 22% menor entre os que vão à sauna
 
'  Leia e entenda » 
 

Ir à sauna com frequência faz bem à saúde e prolonga a vida

 
 

 
  • (Arquivo) Homens finladeses em uma sauna pública em Helsinki, no dia 15 de abril de 2011
    AFP/AFP/Arquivos - (Arquivo)
Homens finladeses em uma sauna pública em Helsinki,
no dia 15 de abril de 2011

 
 
Os homens que vão à sauna regularmente vivem mais e têm uma saúde melhor, reduzindo os riscos de infartos, segundo um estudo realizado na Finlândia e publicado nesta segunda-feira em uma revista especializada americana.
 
 
O estudo, que foi realizado com uma mostra de 2.315 homens entre os 42 e 60 anos, ao longo de 21 anos, mostra que o risco de morte súbita por infarto é 22% menor entre aqueles que vão à sauna duas ou três vezes por semana.
 
 
O risco diminuiu para 63% entre aqueles que vão de quatro a sete vezes por semana, acrescentaram os autores da pesquisa publicada na revista médica americana JAMA.
 
 
No que se refere ao risco de morte por doenças coronárias, o percentual é de 23% a 48% inferior naqueles que vão à sauna com frequência.
 
 
O risco de morrer por infarto é 27% menor para os homem que vão às saunas entre duas e três vezes por semana, e 50% menor para quem vai quatro e sete vezes por semana, em comparação com quem vai uma vez por semana.
 
 
Segundo os pesquisadores, o risco de morrer por qualquer causa é de 24% para quem vai de duas a três vezes à sauna, e de 40% para quem vai de quatro a sete vezes.
 
 
A frequência entre as sessões também estabelece uma diferença, de acordo com o estudo.
 
 
Para os homens que ficam menos de 11 minutos dentro da sauna, o risco de morrer por uma crise cardíaca é de 7% maior do que aqueles que passam entre 11 e 19 minutos. Quanto maior o tempo, menor o risco.
 
 
"Outros estudos são necessários para determinar o potencial mecanismo que relaciona a saúde cardiovascular e os banhos de sauna", afirmaram os autores da pesquisa.
 
 
A doutora Rita Redberg, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, disse ignorar "por que os homens que vão com frequência à sauna vivem mais", mas "está claro que é uma boa forma de passar o tempo", comentou em um editorial publicado na revista.        
 

Nenhum comentário: