Seguidores

terça-feira, 10 de março de 2015

HOMENS: A EXTINÇÃO DOS NEANDERTAIS




 

Humanos erradicaram os neandertais

graças aos lobos

 
 
 
 
A raça humana usou cães parentes dos
 lobos na caça que levou à
 extinção dos neandertais há 40 mil anos.
 
 
Getty Images
 
'  Melhor amigo do homem há muito tempo... » 
 
 

Humanos erradicaram neandertais graças a cães originados de lobos, diz pesquisa

 
 

(Foto: Getty Images)(Foto: Getty Images)
 
Parece que o cachorro é o melhor amigo do homem há mais tempo do que pensávamos. Segundo a professora da Universidade Estadual da Pensilvânia, Pat Shipman, os seres humanos foram capazes de erradicar seus rivais neandertais na Europa graças a cães de raças de lobos.
 
Aqueles que na nossa cultura atual estão entre os mais queridos animais, foram utilizados por nós para ganharmos uma vantagem competitiva na caça que levou à extinção dos neandertais no continente há 40 mil anos.
 
"Formamos uma aliança com os lobos, o que teria sido o fim para os neandertais", Shipman disse ao "The Observer".
 
Sua teoria desafia a sabedoria convencional acadêmica que os lobos foram domesticados apenas há 10 mil anos atrás, coincidindo com o surgimento da agricultura.
 
O professor acredita que os lobos foram criados por seres humanos na verdade há 70 mil anos, quando os seres humanos vieram pela primeira vez para a Europa da África - que leva aos cães domésticos que conhecemos hoje.
 
A teoria iria resolver o mistério de por que os neandertais dominantes na Europa morreram alguns milhares de anos após a chegada dos seres humanos no continente, apesar de ter vivido na região há mais de 200 mil anos.
 
A pesquisadora argumenta que a aliança com o lobo, juntamente com as armas superiores e as habilidades de caça, permitiu ao homem superar seus rivais neandertais e se tornar a espécie dominante.
 
 
"Os primeiros cães-lobos teriam seguido e assediado animais como alces e bisões e teriam perseguido eles, até que estivessem cansados. Em seguida, o homem teria matado com lanças ou arcos e flechas", disse Shipman.
 
Ela explica, ainda, que os cães não precisavam se aproximar dos grandes animais - "muitas vezes a parte mais perigosa de uma caça" -, ao mesmo tempo que os seres humanos não tinham que gastar energia no rastreamento e no degasta da presa. Assim, a carne era compartilhada entre os humanos e os animais, sendo uma relação benéfica mútua.
 
No ano passado, um estudo publicado mostrou que os humanos modernos e neandertais viveram lado a lado na Europa por 4 mil anos, trocando cultura e genes.
 
A maioria dos cientistas acredita que os neandertais morreram rapidamente após a chegada do Homo sapiens à Europa, devido à competição por recursos e conflitos possivelmente violentos.        
 

Nenhum comentário: