Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A VERDADEIRA ALEGRIA

2 Sm 6.1-23

INTRODUÇAO:

Todos nós queremos encontrar a Alegria, embora nem todos saibam onde ou como encontrá-la. Ou, então, quando a encontramos, nem sempre sabemos reconhecê-la.

Muitas pessoas, por não conhecerem a Alegria, a procuram em lugares errados, ou a confundem com outras coisas. Muitos não sabem diferenciar a Alegria de outras emoções, como o contentamento, o entusiasmo, a empolgação, E ate mesmo confundem com felicidade.

Contentamento é bom, mas não é alegria, entusiasmo é bom mais não é alegria, empolgação é bom mais não é alegria, felicidade é uma coisa boa mais não é alegria.

Você tem alegria, ou apenas é feliz? A principio esta pergunta parece estranha, redundante, mas existe uma grande diferença entre alegria e felicidade

A felicidade é uma experiência agradável que se origina da posse de coisas boas, ou seja, a felicidade depende das circunstancias já a alegria é um estado de espírito e não depende da situação.


O que é a Alegria e como encontrá-la?

Este texto fala de um acontecimento importante da vida do povo de Israel > o transporte da Arca de Deus para a recém conquistada cidade de Jerusalém, que fora transformada em capital do reino por Davi

O que era a arca? Chamada na Bíblia de Arca da Aliança, Arca do Concerto, Arca do Senhor

A Arca era um caixote de madeira de cetim revestida de ouro por dentro e por fora, seu cumprimento era de 2 côvados e meio, e sua largura de um côvado e meio

Havia uma coroa de ouro em redor dela e 4 argolas em seus 4 cantos, para que ela fosse transportada por varais de madeira de cetim também revestidos de ouro.

A parte de cima da arca chamava-se propiciatório e havia por cima do propiciatório 2 querubins de ouro um de frente pro outro de asas abertas Ex 37:1-9

Dentro da arca foram colocadas as pedras com os 10 mandamentos entregues a Moises, e depois um pote com um pouco de maná e a vara de Arão que floresceu.

A Arca ficava dentro do ´Tabernculo no lugar santíssimo, onde somente o sacerdote entrava, e isto uma vez por ano

A Arca era um símbolo da Presença de Deus no meio de Israel.

A Arca havia sido levada pra terra dos filisteus e ficou 7 meses por lá e os filisteus foram feridos por Deus com varias enfermidades e pestes 1 Sm 5:1-12, 6:1-12, com medo colocaram ela em um carro e mandaram de volta pra Israel.

Ela ficou um tempo em Bete-Semes e ali Deus feriu os homens de Bete-Semes porque olharam para dentro da arca 1 Rs 6:19-21

Dali a arca ficou 20 anos na casa de Abinadabe quando Davi começou a reinar sobre Israel, Davi entendeu que o local da morada do rei deveria ser também o local da morada de Deus, onde a Arca deveria residir definitivamente.

A Arca foi, então, levada pelo próprio rei Davi, escoltada por um número grande de pessoas escolhidas por ele, da cidade onde estava até Jerusalém.

Porém, isso aconteceu não sem atropelos, pois o transporte da Arca se deu em duas etapas. Durante a ida da arca para Jerusalém, ocorreu um episódio que ilustra bem a nossa vida na presença de Deus > Davi, diante de Deus, encheu-se de Alegria.

Agora, voltando ao tema proposto para esta ocasião: o que é A Verdadeira Alegria?


1º - A VERDADEIRA ALEGRIA É ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS (v.1-5, 21)

É importante definir logo o que é a Alegria. Alegria é conhecer a Deus e estar na Sua Presença. Alegria é estar onde Deus está

Alegria é sentir a presença de Deus em qualquer circunstância, quer seja boa ou não. Alegria, mais do que um sentimento, é um estado, uma condição, uma situação extraordinária.

Alegria não é o oposto de tristeza. O oposto de tristeza pode ser contentamento. Não estar contente é estar triste. Não estar Alegre, entretanto, não é estar triste: É não estar na presença de Deus.


Alegria também não é sinônimo de prazer. Alegria é sentir vontade de celebrar a Presença de Deus, a Glória de Deus. É estar na Presença de Deus e se alegrar com isto, sem outras intenções.

Alegria é glorificar a Deus pelo que Ele é. É sentir-se bem por estar ao seu lado, da mesma maneira que nos sentimos bem por estarmos ao lado do pai de quem tanto gostamos, ou do filho a quem amamos, ou do amigo que nos faz bem, ou da mulher amada, com quem nos contentamos pelo simples fato de estar na sua presença.


Para ficar claro:

Alegria é o que o pai sentiu ao ter de volta o filho pródigo (Lc 15.11-32). Alegria é o que ocorre no céu quando um pecador se arrepende (Lc 15.10)

A Arca da Aliança (ou Arca de Deus) era tida pelos israelitas como o local da morada de Deus e simbolizava a Sua Presença. Ali Deus habitava. Ali Deus recebia a adoração, ali Deus estava constantemente Presente. Sobre a Arca se invocava o Nome (presença) do Senhor.

A Arca era, assim, o objeto que simbolizava o culto a Deus. A Alegria se relacionava a esse culto, simbolizado pela presença da Arca.


Davi se alegrou por estar na Presença de Deus, ao lado da Arca. Alegrou-se também por estar fazendo a vontade de Deus, pois Deus queria um lugar especifico para ali estabelecer a sua morada entre os homens.

Davi se alegrou também por estar prestando um culto a Deus e por saber que sem Deus não existe a verdadeira alegria (v. 21)

Tudo que existe neste mundo é passageiro e por isso não pode nos trazer a verdadeira alegria.


A verdadeira alegria não se conquista com bens materiais, porque a traça e a ferrugem corroem, o carro do ano fica velho, casa nova envelhece, roupa da moda passa, o vigor e a beleza física acaba-se com o passar dos anos Mt 6:19


A verdadeira alegria esta na Presença de Deus na nossa vida


2º - A ALEGRIA PODE SER INTERROMPIDA, DIFICULTADA, OU MESMO ADIADA, MAS NUNCA VENCIDA (v. 6-10)

Nem sempre a alegria se apresenta diante de nós como gostaríamos. Às vezes ela se apresenta como tragédia. Outras vezes como tristeza. Outras vezes, ainda, como uma situação que não compreendemos.

No texto, estamos diante de uma interrupção por uma tragédia. Um dos homens que estava transportando a arca morreu ao tocá-la. Isto poderia ter representado o fim da alegria, mas não representou.

Ei! Nem a morte pode por fim à verdadeira alegria.

Este episódio nos mostra que, mesmo em tempos de profunda alegria, e principalmente durante essa profunda alegria, a reverência, o respeito, o temor a Deus, fonte da nossa alegria, não pode ser deixado de lado


O que aconteceu aqui foi que em um momento de grande alegria quando se trazia a arca do Senhor

Uzá esqueceu que o que ele levava era o sagrado, e havia regras para se fazer isto, não era em carros de bois que ela devia ser transportada e sim nos ombros dos levitas

Há espaços sagrados; há momentos sagrados; há abordagens de Deus que são sagradas e das quais não podemos nos esquecer.

A Alegria não pode ser confundida com satisfação ou bem-estar apenas. É muito mais do que isso

Não adianta haver qualquer tipo de manipulação na tentativa de se trazer alegria, principalmente quando isto passa por cima do que é sagrado


Há pessoas que dizem: vou ao culto pra ficar alegre! Isto esta errado, nos vamos ao culto porque já estamos e já somos alegres

São as pessoas sem Deus que vão ao um show pra ficar alegre, bebe cachaça pra ficar alegre, usa drogas pra ficar alegre vão pro forro pra ficar alegre, nos não vamos a igreja pra ficar alegre vamos por que já somos um povo alegre

Agora, Davi, diante da morte do homem que tocou na arca sem permissão, teve dois sentimentos: se desgostou, isto é, ficou contrariado, aborrecido (v.8) e com medo (v.9).

O aborrecimento e o medo poderiam acabar com a alegria de Davi, mas apenas deixaram a alegria dele adormecida


A alegria continuava presente, apenas não estava se manifestando naquele momento

Há momentos na nossa vida situações que passamos por elas que às vezes não dá pra estar sorrindo pra todo mundo, mas isto não quer dizer que estamos alegres, lembre-se alegria é um estado de espírito

Alegria é a certeza que mesmo nos piores momentos da nossa vida podemos contar com a ajuda e presença de Deus ao nosso lado

Isso muitas vezes ocorre conosco. Às vezes pensamos que a Alegria se foi definitivamente, mas é apenas um afastamento temporário. São os contratempos que teimam em querer separar a alegria de nós


Ei! Mas eu tenho um boa notícia pra você hoje, o contratempo vai passar as lutas vão passar e você vai cantar novamente o hino da vitoria


3º - QUANDO OS OBSTACULOS SÃO VENCIDOS, A ALEGRIA RETORNA COM MAIS FORÇA (v. 11-19)

A presença de Deus é capaz de abençoar e alegrar a qualquer um. Isto aconteceu com a família de Obede-Edom, em cuja casa a Arca ficou.

Quando Davi soube disso, ele se recuperou do aborrecimento e do medo que sentira da presença de Deus e resolveu buscar novamente a fonte da sua Alegria.

Agora já era uma alegria ainda mais intensa, pois ele havia provado de um contratempo. Ele sabia da alegria que havia sentido na vez anterior quando esteve próximo da arca (da presença de Deus), e assim perdeu o medo.


Os obstáculos haviam sido vencidos. Era hora de fazer a alegria retornar. Quando a alegria retorna, após um obstáculo ser vencido, ela o faz com mais força (v.14).

Quando a alegria se estabelece, a vontade que sentimos é de compartilhá-la com outras pessoas (v.19; Ne 8:10)

Infelizmente, nem todos alcançam a verdadeira alegria. Muitos estão muito perto dela, mas a deixam escapar (v.20-23)

Este é o caso de Mical, filha de Saul e esposa de Davi.

Ela estava muito perto de sentir a Alegria, muito perto da presença de Deus, mas resolveu desprezar a oportunidade. Preferiu censurar a Davi a experimentar ela mesmo a Alegria


Quantos crentes são assim também! Quando vê alguém adorando a Deus alegre na presença do Senhor querem censurá-lo, criticá-lo

- isto ai é meninice! Isto ai é porque você é crente novo quando você ficar crente velho isto tudo passa! – pra que tudo isto! Deus não é surdo!

Meninice é a frieza espiritual na vida de muitos crentes, que não sentem mais a presença de Deus na sua vida, e quer censurar quem esta sentido a glória do Senhor

Você não consegue se alegrar na presença de Deus e fica perseguindo quem consegue

É claro que emocional ismo não traz a presença de Deus, mais quem sente a presença de DEUS fica emocionado
 
Quem sente presença de Deus da vontade de chorar de gritar, de glorificar em voz alta, de pular
Foi isto que Davi fez diante da arca a aliança sentiu a presença de DEUS E COMEÇOU A DANÇAR

E você? Como está a sua relação com Deus? Você tem sentido a Alegria que só Deus pode lhe dar?

E a Sua Alegria, como é? É duradoura? É do tipo que, mesmo diante dos obstáculos da vida permanece firme?

Ou será que você nunca experimentou a verdadeira Alegria?

Lembre-se disto: a verdadeira Alegria é estar na presença de Deus.
| Autor: Tales Teodoro Garcia |
Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |
 
 

Nenhum comentário: