Seguidores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

VER A DEUS

“Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

Onde Deus está? Onde Ele se Encontra? Essa é a pergunta que intriga a mente dos cientistas que estudam a física quântica; a idéia da exclusão de Deus de suas pesquisas está descartada.

O teísmo virou uma filosofia Jurássica visto que há evidências claras e inequívocas da ação de uma mente cósmica que comanda o universo.
Observe essa declaração do filme , famoso documentário quem somos nós.
“Sabemos o que um observador faz no ponto de vista da física quântica, mas não sabemos quem e o que o observador é na verdade”. Temos tentado encontrar uma resposta. Entramos na mente, usando todos os recursos que temos para acharmos algo que possa ser o observador". " Mas não achamos nada no cérebro. Nada na região do córtex. Nada no subcórtex. Não identificamos um observador lá. Mas mesmo assim temos a sensação de sermos tais observadores, observando o mundo lá fora.Seria esse o observador?

"E por que é tão complicado entender esse mundo louco e estranho de partículas quânticas e o modo como reagem? Esse seria então o observador?Para mim o observador é o espírito que está dentro da nossa roupa biológica. É como o "fantasma na máquina". É a consciência que está dirigindo o veículo e observando os arredores. São uma camada interior da nossa roupa biológica, dotada de todos os tipos de sistemas para captarem assinaturas ao seu redor” (Trechos do filme “quem somos nós”)

A ciência da física quântica esclarece quem enxerga, não são os olhos, mas sim o córtex visual que envia as informações para a memória em que as informações são discernidas naquilo que somos informados.

Nesse caso os olhos funcionam Como a lupa de uma câmera filmadora onde cada segundo o cérebro recebe 4 bilhões de bits de informação por segundo e ele assimila apenas 2000 dessas mensagens.

O que a Bíblia ensina a esse respeito? Existe uma percepção sensorial da consciência que podemos classificar como olhos do coração. O coração na Bíblia é uma palavra que é usada num sentido especifico, tem um significado muito amplo do que aquele órgão que impulsiona sangue possibilitando a vida em todo o nosso corpo. Bem, vamos fazer uma avaliação e definir três palavras que viabilizam a promessa “verão o Deus”.

Nessa assertiva de Jesus, há uma resposta para as perguntas feitas nos escritos de todos os compêndios filosóficos e da religiosidade dos povos. Nas novas descobertas da Física quântica da intrigante e misteriosa pergunta: Onde Deus está?

Onde Ele se Encontra? É a pergunta misteriosa que a ciência moderna quer saber. Como ver Deus. Jesus traduz neste aforismo o verdadeiro sentido de se obter o segredo que desvenda o mistério do universo. Ele diz “Os puros de coração verão a Deus”. Essa bem-aventurança como as demais trazem uma promessa a todos os homens, que trazem dentro de si esse questionamento.

De onde vim? para que estou aqui? e para onde eu vou? Há uma promessa implícita para os limpos de coração; eles encontrarão a resposta dessa pergunta que tanto anseiam. Os limpos de coração verão a Deus.

É óbvio que Deus é espírito e não tem uma forma corpórea, portanto não se trata de “vê-lo” no sentido físico, mas sim ter a percepção espiritual, ou seja, a capacidade de compreender a verdadeira natureza de Deus existir e compreender a ligação dessa vida diretamente a nós criaturas humanas.

Deus criou o universo e especificamente o nosso sistema solar. Entre milhões de galáxias espalhadas pelo universo, somos parte da Via Láctea, (um desses aglomerados pontos luminosos dos céus) nada menos de que 100 bilhões de estrelas.

O sol uma das menores estrelas (centro do nosso sistema solar), O nosso planeta cabe dentro do sol um milhão e trezentos mil vezes. A maior estrela de nossa Galáxia é a Antares com um diâmetro 241 milhões e 350 mil kilometros e cabe dentro dela todo o nosso sistema solar.

Como vê, nosso planeta é apenas um efêmero grão de areia nesse universo criado por Deus. Ver Deus de uma forma física tangente é algo no mínimo insensato, isso porque nem a criação do cosmos nas suas dimensões colossais pode ser compreendida ou vista. O Cosmos é um mistério! quanto mais o Seu criador que está acima das coisas criadas; portanto não se trata de “Vê-lo” como enxergar um ser humano ou um objeto. Se pudéssemos Vê-lo dessa forma, Deus teria que ser limitado.

Vivemos num planeta chamado terra, numa galáxia chamada via Láctea, um aglomerado de estrelas em forma espiral; o céu esta a nossa volta, não é um lugar distante infinito no firmamento, mas algo real que está ao nosso derredor.

Mas se está em nossa volta porque não o percebemos? Estariam nossos olhos vetados para tal conhecimento? Falta percepção fisica para absorver tal revelação, isso que vemos é apenas uma fração diminuta do universo condicionada por nossos hábitos mentais numa dimensão terrena, onde ficamos absorvidos pela matéria e limitados pelo tempo.

Portanto, quando se faz referências ao céu, não se trata dos cosmos físico com milhões de galáxias, mas sim a eternidade que é algo infinito e ilimitado. Nós só conhecemos um período, um ciclo muito diminuto que é a vida física neste invólucro de carne que é o nosso corpo, ao qual estamos condicionados a essa dimensão terrena restrita pelo fator tempo e espaço.

Deus é a mente cósmica universal que não se restringe a matéria nem ao tempo e nem ao espaço. Para Deus não há limitações e nem existem restrições, não há lugar em que Deus não esteja desde as dimensões colossais do universo até os microcosmos; Ele está presente na criação espaçada sem obstruções, presente e ativo, não se imiscuindo nisso, mas acima de tudo superior a matéria.

Nós os seres humanos estamos limitados, pois estamos separados no espaço onde se intercala a criação, por distâncias imensuráveis, seres restritos e limitados e constrangidos pela falta de entendimento que constantemente inibe nossas experiências.

Condicionados e enterrados em nossa agenda temporária, pois o tempo não para e somos desgastados neste processo, como a matéria que compõem o universo e se decompõe pelo desgaste natural. Os céus é a eternidade do Espírito eterno sem cronologia, sem desgastes, sem decadências cujo sentimento maior é o amor sem a mediocridade dos sentimentos mesquinhos fúteis e terrenos. A vida sem essa percepção espiritual da grandeza de Deus se torna inútil pois sem essa percepção o homem apenas vive para morrer, nasce e floresce como a flor seca e murcha.

Não fazer essas avaliações é passar pela vida como um daltônico que só vê em preto e branco sem distinguir a infinidade das cores, sem ouvir os milhares de ritmos e ruídos da natureza, sem degustar os múltiplos sabores, sem sentir os diversos odores das flores e cheiros da natureza e seus derivados.

Toda essa beleza que existe é para ser percebida e absorvida para que haja a percepção espiritual e assim se aperceber da presença do Criador que está nesse cenário vivo, de forma majestosa respira e anuncia as Suas obras. Na teologia, essa falta de percepção é conhecida como a queda do homem, que teve a visão atrofiada sem se aperceber que a vida independente da comunhão como o Criador, leva o homem a uma cegueira espiritual o separando da luz da revelação e o conduzindo para as trevas exteriores, que é a falta de visão espiritual

Portanto, ver Deus, é compreender a vida, absorve-la de uma forma intensa sem deixar se prender em nenhuma prisão emocional, tendo o coração livre sem critérios pré-estabelecidos por imposições de qualquer forma, tendo uma consciência limpa conectada com a mente de Cristo. Jesus disse: ”Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

Nesse sentido, esse aforismo “ver Deus” não se refere a enxergá-lo de uma forma limitada visual, isso porque se assim fosse, Deus seria limitado e Deus é ilimitado. Observe que céu o lugar onde Deus mora, não é algo em algum lugar distante, ele apenas difere em dimensão espiritual, dividido pela linha fina tênue que o separa, pois, carecemos observar mais, sermos mais perceptivos; falta-nos essa visão espiritual, porque nossos olhos (sentidos que nos dão à percepção do mundo físico) são limitados; porque assimilamos condicionamentos mentais temporários somos influenciados por aquilo que vemos, e tudo que percebe a visão está ligada ao tempo, que nunca vai nos permitir compreender a experiência em sua infinidade, porque tudo que foi criado por Deus neste mundo físico é finito e limitado, porém Deus é infinito e ilimitado.

Enxergar com o coração é a percepção espiritual adquirida, Portanto “coração” é a parte psíquica que os psicólogos chamam de subconsciente e que a Biblia denomina do eu interior, onde a informação é assimilada aos pouquinhos. “... Como o homem imagina em seu coração assim ele é” diz o sábio Salomão no seus escritos no livro de Provérbios. Pureza na Bíblia tem um sentido muito amplo, pois abrange uma dimensão universal, não apenas tangente física, mas implica em conhecer a Deus como a única fonte de Poder criativo, sem julgamentos estereotipados de Sua criação.

Faço a seguinte paráfrase dessa bem-aventurança: "Bem-aventurados os que se apercebem da grandeza de Deus e abrem suas mentes, e ouvidos para ver as mensagens de Deus na multiplicidade de Sua criação, aceitam isso em sua mente e não se esconde através de idéias construídas numa esfera mental apenas como uma informação, mas absorve suas verdades no subconsciente e através da meditação contemplação, procura harmonizar suas vontade com as de Deus, viabilizando a construção do caráter moldados pela palavra em seu subconsciente.

Os que assim procedem serão bem aventurados. A beleza desse entendimento é que Deus esta acessível, pois Ele se manifesta de forma direta na obra maior de Sua criação que é o ser humano. Quando adquirimos a consciência de que ver a Deus, significa reconhece-Lo na obra prima de sua criação, veremos Deus nas pessoas. O belo de cada ser humano é sua peculiaridade em ser único. Assim como Deus é único, os homens foram criados à Sua imagem e semelhança, pois não existe um ser humano que tenha existido ou venha a existir que seja idêntico a outro ser humano.

Essa verdade nos leva a uma visão renovada da vida. Expectativas maravilhosas surgem a partir desse conceito, porque passamos a ver Deus em cada semelhante, tirando os olhos do mal, que é a deformação, o avesso, a ausência da luz.

Portanto ser limpo de coração é ver a Deus no próximo, ter a capacidade de entender que Deus não tem lata de lixo no universo, que todo ser humano pode experimentar a graça e a beleza de Jesus Cristo, aprendendo absorver as verdades do evangelho. Nisso está a promessa, “ os limpos de coracao verao aDeus” significa acreditar sempre no ser humano e não criar uma expectativa frustrante com relação as pessoas, pois nesse processo de reconstrução da humanidade, Jesus veio para dar liberdade aos que encontram em trevas espirituais.

Mas só se apercebe disso aqueles que experimentam a pureza do coração. Pare e Pense por um minuto nessa possibilidade de mais um passo na construção da felicidade. Ser limpo de coração é afastar da mente, qualquer tipo de preconceito com outro ser humano. Não existe o feio. Definir entre feio e bonito é tirar conclusões de uma percepção limitada do que vemos de acordo com critérios proprios.

Ser limpo de coração é deixar a beleza de Cristo resplandecer em ti de tal forma que você possa ter os olhos iluminados por Sua infinita graça e ver o belo em tudo que há. Ser limpode coração é ser bem-aventurado. Isso é ver a Deus não por ouvir falar, mas por Te-lo visto com os próprios olhos do coração.
 
Autor: Pedro Almeida
Coordenador Nacional Ministério de Casais da Igreja Quandrangular

Nenhum comentário: