Seguidores

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CURA PARA O SOFRIMENTO

 
“Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12)


QUAL A ORIGEM DO SOFRIMENTO HUMANO?
O pecado. Ele instalou o sofrimento no mundo.


O que a Bíblia ensina sobre o sofrimento:
Não somos poupados do sofrimento, porém Deus caminha conosco pelo sofrimento
“Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá, por ti”(Is 43.1-3).
“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus,estás comigo; tu me proteges e me diriges”(Salmo 23.4).


Deus pode fazer com que as circunstâncias adversas produzam o bem para seus filhos
“Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião! Quando eles passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos. Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião. Escuta a minha oração, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso! Ouve-me, ó Deus de Jacó!Ó Deus, abençoa o nosso protetor, o rei que tu escolheste!”(Sl 84.5-7)


As circunstâncias podem não mudar, mas Deus deve ser sempre a razão da nossa alegria
“Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador” (Hc 3.17-18).


Os sofrimentos nos deixam melhores
“E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Rm 5.3-5).


O apóstolo Pedro deixou-nos algumas considerações sobre a questão do sofrimento em 1Pe 4:
 
O sofrimento não é incompatível com a vida cristã (v.12).
“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”.

O sofrimento não é para destruir o crente e sim para prová-lo.
O fogo destrói as impurezas, enquanto o metal é purificado.

O sofrimento nos une profundamente a Cristo
“Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada” (v. 13).

O sofrimento nos leva a glorificar a Deus
“Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês. Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros. Mas, se alguém sofrer por ser cristão, não fique envergonhado, mas agradeça a Deus o fato de ser chamado por esse nome” (vers. 14-16)

Avalie o sofrimento
“ Se algum de vocês tiver de sofrer, que não seja por ser assassino, ladrão, criminoso ou por se meter na vida dos outros” (v.15)
Nem todo sofrimento glorifica a Deus; há sofrimentos provocados pelo homem. O cristão não deve ser provocador de problemas.

Os sofrimentos podem fazer parte de uma disciplina
“Pois o tempo de começar o julgamento já chegou, e os que pertencem ao povo de Deus serão os primeiros a serem julgados. Se esse julgamento vai começar conosco, qual será o fim daqueles que não crêem no evangelho de Deus? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?”(vers. 17-18)


O que fazer quando estamos em situações de sofrimento?
 
Entregue-se a Deus
“Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador” (v. 19).

Continue a praticar o bem
“...encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem” (v. 19).


O sofrimento é uma oportunidade para nos entregarmos a Deus e fazermos o bem aos outros, dando testemunho de nossa fé e vitória.
Pra. Márcia Dantas S. Cunha
 
fonte: Grupo Cristocentro3 - Google

Nenhum comentário: