Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

A PRIORIDADE É O REINO DE DEUS

"Por isso, retêm os céus o seu orvalho, e a terra retém os seus frutos."  Ageu 1.10
 
O Senhor enviou o profeta Ageu para entregar uma dura mensagem ao governador de Judá – Zorobabel, filho de Sealtiel – e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, a respeito da Sua casa, que ficava em segundo plano para os judeus. Era tempo de reconstrução, e cada um só se preocupava com a própria moradia. Então, vendo o Senhor o espírito ganancioso do Seu povo, fez-lhe revelações que, sem dúvida, também servem de lições para nós.

Os judeus deveriam subir ao monte, trazer madeira e edificar a casa de Deus. Então, Ele Se agradaria dela e seria glorificado (Ag 1.8). Com isso, a prosperidade seria derramada sobre eles. Hoje, muitos estão no completo engano, pois o que procuram é a prosperidade, enquanto o Evangelho – a morada do Altíssimo – fica longe dos corações. É preciso fazer com que as pessoas entendam o plano divino, levando-as a serem cooperadoras do Senhor.

Eles semeavam no tempo certo e na terra fértil, porém, por não cuidarem da obra divina, colhiam pouco. O castigo ia além: quando traziam o pouco que conseguiam, o Senhor assoprava sobre aquilo e o dissipava (v. 9). Isso acontece com muitas vidas: quem vive apenas para si, sem dedicar um tempo à casa de Deus, recebe do Senhor o mesmo tratamento.

De Deus ninguém zomba (Gl 6.7). Os que semeiam segundo a inspiração divina conseguem bons e duradouros resultados. Entretanto, os que são sábios aos próprios olhos e maus para com o Senhor veem que a colheita é sempre minguada e não para em suas mãos. O Altíssimo não deixará que Seus filhos O envergonhem, pois o mais importante sempre deve ser o Reino de Deus e Sua justiça. Coloque a obra divina em seu coração como prioridade e, então, veja que todas as outras coisas lhe são acrescentadas (Mt 6.33).

O Todo-Poderoso dá o necessário para Seu povo ser próspero e realizar seus sonhos, mas somente quando ele se dedica primeiro ao sonho divino. O profeta foi ousado ao dizer a verdade ao governador e ao sumo sacerdote. Depois disso, eles não mais teriam desculpas para suas atitudes. No entanto, aqueles gananciosos não se importaram com as divinas inspirações; então, os céus receberam ordens de reter o orvalho, e a terra, de não produzir frutos para eles.

Permita sempre que o Espírito Santo lhe abra o entendimento, e o Evangelho produza mais frutos em seu favor. O melhor é ter o Senhor agradando-Se das suas ações, pois, assim, você terá a ajuda dEle. Quem cumpre o mandamento prova que ama a Deus. Chegou o momento de avaliar sua atenção ao Evangelho. O que você tem feito para a obra do Senhor? O que se passa em seu coração na hora de dar o dízimo? Você o faz com alegria, ou só porque é mandamento? Você financia a evangelização? Saiba que a melhor coisa é ter o Senhor como parceiro.


Em Cristo, com amor,
R. R. Soares

Nenhum comentário: