Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CURA PARA A DEPRESSÃO

“O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os profetas do deus Baal. Aí ela mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: — Que os deuses me matem, se até amanhã a esta hora eu não fizer com você o mesmo que você fez com os profetas! Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: — Já chega, ó SENHOR Deus! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (1 Reis 1-4 NTLH).

A Organização Mundial de Saúde aponta a depressão como a quarta enfermidade mais comum do planeta. Calcula-se que 121 milhões de pessoas sofrem de depressão.
Estima-se que 6% a 8% dos brasileiros adultos têm esta doença, o que corresponde a 10 milhões de pessoas. 60% são mulheres e 40% homens.

A OMS usou a mesma metodologia para avaliar as 18 nações pesquisadas, que foram divididas de acordo com sua economia. Os de alta renda estudados são Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos. Os de baixa e média são Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul, Ucrânia e Brasil – com dados apenas da cidade de São Paulo.

Nos países mais ricos, os jovens apresentam mais chances de desenvolver a doença, já entre os de média e baixa renda, o risco aumenta com a idade. Nas nações de alta renda, o principal motivo que desencadeia o problema é a separação do parceiro. Entre os mais pobres, os motivos são divórcio ou viuvez. Independentemente da faixa de renda, as mulheres são as que mais sofrem com o mal: elas têm duas vezes mais chance de desenvolver a doença do que os homens, de acordo com a pesquisa. O estudo foi publicado na terça-feira, 27 de julho, no BMC Medicine .
 
 
 
O QUE É DEPRESSÃO?
 
É quando a tristeza toma proporções muito maiores que impedem a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano. É uma doença que compromete seu corpo, humor e pensamento.
“Os sinais de depressão incluem tristeza, apatia e inércia, perda de energia e fadiga, normalmente acompanhadas de insônia; pessimismo; desesperança; medo; autoconceito negativo; sentimentos de culpa, vergonha, senso de indignidade e desamparo; perda de interesse no trabalho, sexo e atividades usuais, perda de espontaneidade; dificuldade de concentração; incapacidade de apreciar acontecimentos ou atividades agradáveis; e frequentemente perda de apetite” (Gary R. Collins – É presidente da American Association of Christian Counselors e editor da Christian Counseling Today. Psicólogo clínico, foi professor de psicologia na Trinity Evangelical Divinity Chiou por vinte anos, além de ter escrito mais de quarenta livros).



Mesmo sendo servos de Deus, e pessoa de fé, podemos ser atacados pela depressão. Veja alguns exemplos:

“Por que não nasci morto? Por que não morri ao nascer?” (Jó 3.11)
Moisés
“Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria”.(Nm 11.15)
Noemi
“ Porém ela respondia: — Não me chamem de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita amargura”. (Rt 1.20).
Davi
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?” (Sl 42.5)
Jonas
“Agora, ó SENHOR, acaba com a minha vida porque para mim é melhor morrer do que viver”. (Jn 4.3)
JESUS
“e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar”. (Mt 26.38)
 
 
QUAIS AS CAUSAS DA DEPRESSÃO?
 
1- Pré disposição genética;
2- Tipo de personalidade;
3- Vivência de situações frustrantes ou traumatizantes;
4- Uso de determinados medicamentos;
5- Excesso de trabalho;
6- Crise existencial;
7- Problemas espirituais.
 
 
Quais as causas da depressão de Elias?
 
2.1 Cansaço físico
“E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jezreel”.(1 Rs18.46)
2.2 Carência de simpatia
“Eu fiquei só”(1Rs 19.14)
2.3 Carência de ocupação
“Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.(1 Rs 19.4)
2.4 Expectativas frustradas
“Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles”.(1Rs 19.1)
 
 
O TRATAMENTO QUE DEUS APLICOU À DEPRESSÃO DE ELIAS
 
3.1 Tratamento físico
“Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus” (1 Rs 19.5-8).
3.2 Desabafo
“Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida”.(1 Rs 19.10)
3.3 Mudança de ambiente
“Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”.(1Rs 19.8)
3.4 Retorno à autoridade
“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”(1Rs 19.9)
3.5 Conforto e encorajamento
“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou”. (1Rs 19.18).
3.6 Terapia ocupacional
“Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará”.(1Rs 19.15-17)
3.7 Poder de Deus
“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave” .(1Rs 19.11-12)
 
 
CONCLUSÃO
 
A depressão deve ser vista como uma enfermidade física e também espiritual.
O mais forte e santo e fiel sobre a terra está sujeito a momentos de desânimo e depressão.
Elias era um herói da fé, mas também um “vaso de barro”.
Seja qual for o momento mais difícil de sua vida, lembre-se: Deus está contigo, confortando, alimentando, e curando sua alma.
 
Pra. Márcia Dantas S. Cunha
 
fonte: Grupo Cristocentro3 - Google

Nenhum comentário: