Seguidores

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

COMO SER PRODUTIVO PARA O REINO DE DEUS

Diante deste modelo religioso que encontramos em nossa geração, passei a buscar do Senhor algumas respostas para o fortalecimento de minha fé, pois a Palavra de Deus nos ensina que a fé vem pela Palavra de Deus.

Quando escolhi priorizar a leitura da bíblia percebi que muitas palavras que eu já tinha ouvido, não faziam sentido quando colocada em um contexto, foi aí que percebi que a interpretação da Bíblia poderia ser feita de maneira equivocada por qualquer pessoa, fazendo com que a cegueira espiritual tomasse posse de quem a interpreta assim.

Percebi que a cegueira gera na igreja uma improdutividade e inoperância, fazendo com que cegos, guiem cegos levando a igreja a um completo desconhecimento em relação a Deus e uma fé baseada em coisas, incapaz de produzir algo para o reino de Deus.

Então como nós podemos ter a certeza de que nossa fé será alimentada de maneira correta?

Veja:

“Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas você se tornasse participante da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar a sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque , se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia , se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto”.(2 Pedro 1: 3-9)

Que tipo de cristão você é? Você tem sido produtivo, ou improdutivo?

Quando me refiro a produtividade não estou falando de pessoas que estão trabalhando em algum cargo ministerial em suas igrejas, me refiro, a verdadeira transformação que nossa conversão produziu em nosso caráter, o que você tinha como prática de vida que ao conhecer a Palavra de Deus passou a não fazer mais parte de sua vida.

Muitas pessoas não mudaram em nada em suas vidas, em alguns casos a religião a tornou ainda pior do que já eram. Em determinada área da vida destas pessoas, os relacionamentos que já existiam pioraram, porque estas pessoas passaram a se sentir superior as outras.

Que fique bem claro para você meu amado leitor(a) que Jesus não morreu na cruz para que nós nos sentíssemos melhores que os outros, mas para nos livrar da sentença de morte que estava escrita contra nós, é por isso que devemos estar buscando a total transformação de nosso caráter.

O texto nos revela que o Senhor já nos deu todo o poder para esta transformação, portanto não podemos dizer que não conseguimos ou que somos fracos para enfrentar estes desafios.
Quero mostrar a você leitor com detalhes o que Pedro está nos revelando neste texto, veja:
“Empenhe-se para acrescentar a sua fé a virtude”, isto significa “Trazer do outro lado”.

Nós não nos alimentamos com coisas deste mundo, por mais que nós quiséssemos o mundo não pode fortalecer a nossa fé. Muitas pessoas querem trazer para fortalecer a sua fé, experiências de vida, seja dela, ou de outras pessoas, não vai adiantar olhar para as experiências de outras pessoas, porque são pessoas diferentes de você, o que você precisa fazer é trazer do outro lado para acrescentar a sua fé.
Acrescente a tua fé a virtude “excelência moral”.

Poucos crentes acrescentam a sua fé a excelência moral, podemos usar como parâmetro ao nosso estudo o “fruto do espírito”, posso citar alguns para nossa meditação.


Bondade!

Quantos de nós, depois de nossa conversão melhoramos em relação a nossa bondade, temos feitos todos os esforços para nos tornarmos mais bondosos.


Fidelidade.

Quantos de nós nos mantemos fiéis aos compromissos que assumimos, aos amigos que temos, a nossa fé, muitos não tem sido fiéis nem ás coisas que dizem crer. Quando encontramos Jesus temos que nos tornar uma pessoa mais fiel que antes.


Gentileza.

O que eu tenho presenciado muitas vezes nas igrejas, são pessoas grossas incapazes de sorrir, abraçar e até mesmo saudar seus irmãos e quando fazem, esta saudação é por obrigação.
Nossas igrejas estão carentes de pessoas gentis, pessoas que estão sempre se preocupando com a necessidade do outro e não somente seus próprios interesses.
Posso falar de tantas coisas relacionadas a excelência moral, como honestidade, integridade, mansidão, não ser invejoso, não ser fofoqueiro, não participar de intrigas, ser uma pessoa generosa e etc.

Pedro nos adverte que precisamos acrescentar a nossa fé a excelência moral. Ele continua dizendo:
À virtude “excelência moral”, o conhecimento, que significa “experiência espiritual”.
Veja que Pedro nos mostra que a nossa fé é alimentada por excelência moral e não experiência espiritual.

As nossas experiências espirituais como, curas, libertações, visões, manifestações dos dons e tudo aquilo que experimentamos na esfera sobre natural, são acrescentadas a excelência moral e não estará associado diretamente a nossa fé, elas estarão sendo acrescentadas a excelência moral.

Pedro continua dizendo que acrescentamos ao conhecimento “experiência espiritual”, o domínio próprio que significa ter o poder de se controlar.

Veja que estas coisas nós não estaremos trazendo do mundo, mas estaremos acrescendo a nossa fé trazendo do outro lado, isto é, trazendo do Reino de Deus, é por isso que Jesus diz, “Venha a nós o Seu Reino”.

Só podemos nos tornar crentes equilibrados através do poder de Deus que se manifesta em nossas vidas, por isto que os verdadeiros cristãos devem ser pessoas equilibradas e não pessoas que agem como bois selvagens incapazes de serem controlados.

Continuemos, ao domínio próprio a perseverança que significa, “paciência”.

Se queremos chegar até o fim em nossos objetivos e até mesmo a nossas salvação, temos que encontrar a paciência para podermos terminar nossos dias nesta terra, muito bem.

Eu creio que nossa vida cristã, é como uma maratona que temos que correr com calma e controlando toda a nossa resistência, hidratando e poupando nossas energias para poder chegar até o fim desta corrida e não como cem metros rasos, que temos que sair correndo como se estivéssemos desesperados para chegar logo.

Muitas pessoas devido o seu primeiro amor, desejam fazer muitas coisas para o Senhor e não estão errados por isso, mas devemos dosar esta energia para que amanhã nós não venhamos a nos cansar.
Muitos começam muito bem, mas nem todos terminam bem, é por isso que Pedro está nos ensinando a acrescentar ao domínio próprio a paciência.

O texto continua dizendo que devemos acrescentar a perseverança “paciência à piedade”, “reverência para com o Senhor”.

O que tem faltado muito em nossa geração, são pessoas que tenham mais reverência aos templos e as coisas sagradas, eles estão sendo profanados pela comunidade cristã, profanar significa tratar as coisas santas e consagradas como se não tivesse valor algum.

Pedro nos adverte que no momento que esperamos, não podemos destratar das coisas de Deus, isto acontece muito quando as pessoas se encontram desanimadas, devido as suas lutas e frustrações, descontando assim nas coisas de Deus.

Isto tem tudo a ver quando ele acrescenta a piedade a fraternidade que é o amor para com os irmãos.
Muitos por estarem insatisfeitos, descontam nos irmãos e na igreja, seja porque está com problemas no casamento, filhos, trabalho e até mesmo no ministério, precisamos aprender logo esta lição se queremos ter uma fé produtiva.

E Pedro termina dizendo acrescente a fraternidade “amor para com os irmãos”, o amor, que é simplesmente, se preocupar e se interessar com o outro.

Pedro nos mostra que se estas coisas estiverem crescendo em nossas vidas, nós não seremos inoperantes e improdutivos, portanto não seremos cegos.

O que eu desejo meu amado leitor(a) é que você possa compreender, que podemos estar vendo muitos cegos guiando cegos, isto quer dizer que se nós não mudarmos, estaremos sendo levados ou estaremos levando pessoas para um grande precipício.

Deus já nos deu tudo o que necessitamos para sermos como Ele é, cabe a você ter a coragem de se assumir.

Melhor que você seja quente ou frio, porque os mornos serão vomitados. Um crente morno é um crente indefinido, não vive como um cidadão do Reino de Deus nem como um cidadão do mundo.
Defina que tipo de pessoa você é!

Pra. Marcia Dantas S. Cunha
Pr. Marlon Góes
fonte; Grupo Cristocentro3 - Google

Nenhum comentário: