Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

O ERRO DE NÃO DAR CRÉDITO

E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.

Marcos 16.13

O Senhor, após ter ressuscitado, apresentou-Se a dois discípulos que iam para o campo no caminho de Emaús. De início, eles pensaram que era uma pessoa comum que os acompanhava. Porém, quando Ele Se deu a conhecer, desapareceu. Aqueles homens ficaram boquiabertos e disseram que sentiram no coração algo estranho. Com aquela alegria, procuraram os apóstolos e falaram-lhes o que se passara. Contudo, estes não acreditaram.

O fato importante é que os dois discípulos não sabiam que Aquele era o Senhor. Muitas vezes, por estarmos carregados de desapontamentos, problemas ou tristezas, não conseguimos reconhecer o nosso Deus do modo como Ele Se manifesta a nós.

É incrível, mas eles tiveram o Senhor como se fosse uma pessoa comum, e conosco pode ocorrer o mesmo. Se não estivermos em Espírito, a Sua Palavra – a qual é um dos meios pelos quais Ele Se revela a nós – será tida como algo emotivo, que, por ter vindo em um momento de crise, ou por “mera coincidência”, confortou-nos. Por isso, fique vigilante, pois a Escritura Sagrada garante que Deus nos assistirá em nossas angústias (Sl 46.1).

Tão logo eles perceberam que era Jesus, Ele desapareceu. Ora, o Senhor não mudará Seu método de Se manifestar a nós. Ele fala ao nosso coração, que arde sob Sua manifestação, e, então, devemos agir pela fé. Não procure ver o Senhor, ou um anjo; nem mesmo busque alguma manifestação física do Altíssimo. O método correto de ser dirigido é pelo Espírito Santo, o qual nos guia em toda a Verdade – a Palavra de Deus (Jo 16.13).

O sinal de que o Altíssimo fala conosco ocorre pela alegria que inunda nosso coração, a exemplo dos discípulos, os quais disseram que o coração deles ardia. Há ocasiões em que a comoção interna que Deus provoca é tão grande, que chegamos a pensar que não aguentaremos tanto contentamento. Em momentos como esse, algo em nosso interior faz-nos entender que o Pai está falando conosco, mesmo que nunca tenhamos tido uma experiência assim.

Imediatamente, eles foram à procura dos demais apóstolos e contaram-lhes o ocorrido. Era a notícia mais impressionante que poderiam ter tido a respeito do Salvador: o Mestre havia ressuscitado conforme prometera. Com isso, todas as promessas divinas haviam-se cumprido. Por isso, o diabo fora derrotado para sempre, e eles se tornaram possuidores do Reino de Deus.

No entanto, mesmo tendo falado sob a unção do Santo Espírito, seus pares não lhes deram crédito. Fique sempre de ouvidos abertos, porque, a qualquer hora, o Senhor pode usar alguém para nos trazer Seu recado, e, se não acreditarmos, não conseguiremos tomar posse do que nos é dado a conhecer. Não temos de dar crédito a todo tagarela que se nos apresenta, mas o enviado de Deus transmite palavras divinas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: