Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A RAZÃO DE JESUS TER SIDO TENTADO

Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2.18



Não se pode descrever a extensão e a essência do amor de Deus, que deu o Seu Filho para nos livrar da morte. Jesus – o qual foi tentado em tudo com o objetivo de nos ajudar – é o Único que pode socorrer os que são tentados. Não se curve diante de nenhuma tentação nem se desespere ao ser tentado. Tenha cuidado, pois, após a tentação, o diabo lança o seu segundo plano: convencer o homem de que ele não tem nenhum valor pelo fato de ter sofrido a tentação de Satanás.



O que o Senhor Deus fez para nos salvar e livrar de cair em tentação vai além do que a mente humana é capaz de compreender. De fato, a Bíblia diz que Deus amou o mundo de um modo inexplicável, afinal, tendo ciência daquilo em que seríamos tentados, Ele fez com que o Seu Filho fosse tentado em tudo e moído por causa das nossas fraquezas e dos nossos desejos ilícitos, para sermos socorridos por Ele em tempo oportuno (Is 53).



A grande obra que Jesus fez foi livrar-nos da perdição eterna, mas, se Ele tivesse parado por aí no Seu socorro, no decorrer dos dias, quando as tentações viessem, poderíamos cair, e de nada nos teria adiantado a salvação. Mas o que Deus está revelando-nos é que Ele providenciou saída para todas as vezes em que o inimigo tentar-nos: Ele fez Jesus aprender na carne o que fazer para nos livrar das tentações.



Por ter sido tentado e não ter caído, o Senhor Jesus é o Único que nos pode ajudar nos nossos momentos de fraqueza. Enquanto estivermos neste mundo, seremos tentados. Como o diabo não se converterá jamais, ele não muda o seu propósito maligno de tentar tirar o homem da presença divina. De fato, o adversário usa tudo o que estiver ao seu alcance para tentar separar-nos de Deus, mas Jesus pode socorrer-nos se a Ele clamarmos.



Portanto, fique atento! Não aceite nenhuma proposta do diabo, porque nem sempre é perceptível que uma proposta procede dele. O importante é estarmos ligados na Palavra e, toda vez que algo surgir à nossa frente, logo comparar tal coisa ao que diz a Escritura. Se aquilo for condenado pelo Livro Santo, o melhor é não fazer, pois, se nos curvarmos diante de qualquer tentação, estaremos colocando-nos debaixo das mãos do maligno.



Como podemos obter o socorro de Jesus? Não permitindo que as propostas imorais do falso amigo continuem diante dos nossos olhos. Basta uma oração com fé, um pedido de coração, para que tal armadilha caia por terra. Não há por que aceitarmos ser tentados nem precisamos desesperar-nos diante da tentação, pois quem passa pela oferta e não a assume sai mais forte espiritualmente do que era antes.



O diabo não desiste de induzir-nos ao erro. Após Jesus ter exigido que ele saísse, diz a Palavra que o maligno O abandonou até o momento oportuno (Lc 4.13). Mesmo que você não tenha caído, nem aceitado nenhuma de suas propostas indecorosas, ele tudo fará para que você creia que tem parcela de culpa pela tentação que sofreu. Ser tentado não nos faz culpados, mas cair no erro sim. Portanto, esteja sempre vigilante para não aderir à proposta do enganador. Fique firme na Palavra, resista ao diabo, e ele fugirá de você, pois esta é uma promessa bíblica (Tg 4.7).



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: