Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO.

Paulo, que antes era um perseguidor cruel dos cristãos, após o encontro que teve com o próprio Senhor Jesus, passou a apóstolo, ou seja, a fazer com pleno entendimento somente as coisas que Cristo o orientava.


Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;” 2 Corintios 10:1

Paulo chamava a atenção com suas atitudes, que foram completamente mudadas por Cristo, para que o povo honrasse a Deus com coragem. O próprio histórico da vida de Paulo, o fez com uma forma de exemplo: antes um perseguidor dos cristãos, agora era bom e atencioso para com todos quando junto ao povo, mas ao saber do que ocorria com cada um deles, clamava abertamente a Deus pelo povo quando estava orando, só ele e Deus.


Rogo-vos, pois, que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns, que nos julgam, como se andássemos segundo a carne.” 2 Corintios 10:2

Paulo pediu também para que ele não precisasse afrontar mais o povo, como habitualmente fazia antes de conhecer a Cristo. Que ele não precisasse mais usar os seus antigos métodos de confronto, usando grupos de simpatizantes com aquilo que fazia, como era sua violenta prática em seu vergonhoso passado, antes de conhecer a Cristo.


Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.” 2 Corintios 10:3

Paulo era um novo homem, nascido novamente no Espírito Santo, que agora regia tudo na sua vida e não mais a irracionalidade, a perseguição e a violência contra os cristãos que ele fazia antes do seu encontro com Cristo. Paulo estava vivo, mas agora ele era completamente guiado pelo Espírito Santo.


Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” 2 Corintios 10:4

Paulo compreendeu que a destruição espiritual e definitiva do mal que se materializava em aflições para o seu povo só poderia ser concedida com Deus. Entendeu que para eliminar os problemas a guerra era espiritual, para destruição do mal e não mais guerra física, para abater as pessoas.


Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” 2 Corintios 10:5

O mal não se levanta à toa na vida de ninguém, pois ele surge para que as pessoas não experimentem a Deus e o Seu poder. O mal quer prender as pessoas para que elas se enfraqueçam e para que elas não sigam a Cristo.

Paulo compreendeu que o cristão tem autoridade espiritual para destruir todo o mal que está atacando uma pessoa para que ela possa ter experiências edificantes com Deus e para que ela possa seguir a Cristo.

A autoridade apostólica adquirida por Paulo o fez acessível ao povo quando estava presente, mas ousado diante de Deus, reivindicando a libertação deles, com confiança e com ousadia, frutos da fé e da coragem, pois ele adquiriu esta familiaridade com Deus e obteve o conhecimento de causa, através desta ação de se aproximar de Deus, atrevidamente, pois antes, lembremos, ele era um perseguidor contumaz dos cristãos. Em paralelo, Paulo reproduzia, com estas palavras, o pensamento daquele povo, que o achava bastante ousado e corajoso, por ter mudado tão radicalmente seus pensamentos e atitudes.

O cristão luta contra o mal, tirando-o das pessoas através da oração, para que elas também possam ficar livres para experimentar a Deus e seguir a Cristo!

Paulo assumiu uma postura de independência daquilo que o mundo lhe impunha, para fazer somente o que Deus queria que ele fizesse! Paulo obteve independência do mundo, mas completa dependência de Deus, ou seja, estar no mundo, que vive só de aparências, mas andar no Espírito Santo, andar na essência, que nos mostra as pessoas como o próprio Cristo as vê.

Paulo aprendeu a fazer as coisas com o entendimento de Cristo pelas pessoas.

Paulo chamou a atenção para a mansidão e benignidade de Cristo, sendo humilde e totalmente acessível para com aqueles que já haviam aceitado a Cristo, pois foi transformado de opositor ferrenho ao cristianismo, a um exemplo de pessoa construtiva e favorável a Cristo.

Paulo ainda era corajoso para com aqueles que não haviam aceitado a Cristo, que eram como ele no passado, contrários a Cristo!

Paulo pos em prática a vitória humana: andar como ser humano, aqui na terra, mas ser completamente guiado pelo Espírito de Deus!

O cristão tem o poder de Deus consigo para banir os espíritos do mal nas pessoas (através da oração, da Palavra e do entendimento espiritual) para que elas fiquem livres para experimentar em suas vidas o Deus Vivo e seguir a Cristo. Glórias a Deus por isso! Aleluia!


Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos.” 2 Corintios 10:7

Mostram-se completamente sem entendimento aqueles que ficam medindo a si mesmos e perdem tempo em se comparar consigo mesmos, para ver se evoluíram espiritualmente.

Com quem nós temos que nos comparar, então? Temos que nos comparar a Jesus Cristo, não por Ele nos medir, mas para que sigamos o exemplo supremo do Filho Unigênito de Deus e ver a nossa evolução espiritual até termos a mesma estrutura de Jesus Cristo. É isto!



Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini


“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: