Seguidores

sábado, 19 de novembro de 2011

OS ESCRIBAS E A DISPUTA INTELECTUAL QUE TRAVARAM COM JESUS.

Os escribas eram “doutores da Lei”, pois transcreviam a Palavra, portanto a conheciam muito bem e eles resolveram interrogar ao Senhor Jesus para o experimentar.


E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:34-40

Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.”  Marcos 12:28-34

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.” Lucas 10:25-28



Os transcritores das escrituras, ouviram que Jesus respondeu muito bem aos que vieram disputar com Ele.

Um dos escribas veio perguntar a Jesus: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu: O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR, (por isso) amarás ao Senhor Teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.

Jesus conhece a Palavra e a maneja perfeitamente, pois Jesus, mesmo quando foi homem aqui na terra, Jesus a praticava 100% e, nos dias de hoje, já sentado à direita de Deus-Pai, Ele sempre vai além do que esperamos dEle, tanto que o Senhor deu ao escriba também o segundo mandamento, semelhante ao primeiro, da mesma natureza dele e análogo a ele: AMARÁS A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, não há outro mandamento maior do que estes dois.

Deus nos fez a sua imagem e semelhança. Amar a Deus e não amar aos homens, não dá, né! Todos nós pertencemos à mesma natureza de Deus, por isso, do mesmo jeito que você se ama, ame ao seu próximo!

Amar ao seu próximo é usar de misericórdia para com ele, é chegar ao pé dele (humildade), é vê-lo como o próprio Jesus o vê, é mover-se de íntima compaixão (piedade, caridade, bondade), aproximar-se, fazer-lhe curativos, atando-lhe as feridas, é cuidar dele até que ele fique em pé!

“Não estas longe do Reino de Deus”

Estar perto do Reino de Deus é amar a Deus, em primeiro lugar, e aos outros como amamos a nós mesmos, em segundo lugar!


Reflita:

Senhor Jesus, eu quero ser tua discípula:
- quero conhecer perfeitamente a Palavra de Deus
- quero manejar perfeitamente a Palavra de Deus
- quero praticar perfeitamente a Palavra de Deus
- Em resumo: eu quero conhecer, manejar e praticar perfeitamente todos os ensinamento da Palavra de Deus, para vivenciar, aqui, nos meus dias, o Poder Supremo de Deus !

Em Nome de Jesus.




Mônica Gazzarrini


“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: