Seguidores

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O SEGREDO DE SERVIR AO SENHOR

Esforça-te, e esforcemo-nos pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus, e faça o SENHOR o que parecer bem aos seus olhos.” 1 Crônicas 19.13




A união entre os amonitas e os sírios, descrita em 1 Crônicas 19, foi a maior confederação feita contra Israel. Depois que os filhos de Amom enfureceram Davi, cortando a barba daqueles que este enviara a fim de levar consolo pela morte do seu rei, vários exércitos foram reunidos para lutar contra o povo de Deus. Para isso, foi gasto um bom dinheiro no aluguel de 32 mil carros e na convocação de muitos cavaleiros da Mesopotâmia, dos sírios de Maaca e de Zobá.

Joabe era chefe do exército de Israel e fora enviado com todos os valentes para a guerra. Ele dividiu suas forças em dois grupos: o dele enfrentaria os sírios, e o de Abisai, seu irmão, os amonitas. Assim, se um precisasse de ajuda, o outro iria em socorro. O capitão, então, revelou o segredo do sucesso ao irmão: Esforça-te, e esforcemo-nos pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E acrescentou: Faça o SENHOR o que parecer bem aos seus olhos.

Ora, essa deve ser a nossa atitude ao partir para qualquer empreendimento que saibamos ser a vontade do Senhor para nós, pois isso fará com que o inimigo não aguente e bata em retirada. O diabo só vence batalhas na vida de quem não age com as armas espirituais (2 Co 10.4) e não cumpre a divina chamada. Logo, basta que resistamos com determinação, fundamentados na Palavra de Deus, para que ele continue a ser o covarde de sempre.

Os sírios não suportaram e fugiram, e os amonitas fizeram o mesmo. Assim, Joabe pôde voltar a Jerusalém. No entanto, o capitão do exército de Hadadezer – rei de Zobá – comandou um novo ataque contra os filhos de Israel. Ao tomar conhecimento, o rei Davi juntou seu exército e liderou o contra-ataque, aniquilando 7 mil carros e 40 mil homens a pé. Em razão disso, os sírios passaram a servir a Davi e nunca mais socorreram os filhos de Amom.

Desse relato, fica a seguinte lição: não podemos deixar de guerrear contra as forças do mal. Elas devem ser vencidas, ou teremos problemas para sempre. Os demônios precisam saber que você é um soldado do Senhor e jamais deixará de cumprir as ordens divinas. Entretanto, nas batalhas, você deve somente se esforçar, pois o Altíssimo tem prometido que nunca deixará aquele que coloca a confiança nEle.

A exemplo de Davi, também não seremos atingidos. Quanto mais fortes e decididos agirmos em relação à obra divina, mais o Pai nos ajudará. Então, não importa que tipo de força o inimigo use contra você ou sua família, seja forte e destemido. Com isso, terá a autoridade necessária para fazê-lo fugir desesperado.

Joabe disse a Abisai que eles deveriam lutar pelo povo e pelas cidades do Senhor Deus. Da mesma maneira, peleje por você, pela sua família, pelo seu povo e pela obra do Senhor. Quem assim fizer terá a ajuda do Altíssimo em todos os momentos, pois Ele sempre será com todos os que não são egoístas e fazem Sua vontade.



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: