Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

A VANTAGEM DE SER SERVO PRUDENTE

O rei tem seu contentamento no servo prudente, mas, sobre o que procede indignamente, cairá o seu furor.” Provérbios 14.35


O Senhor, nosso Pai, é um Deus sentimental, pois Ele espera alegrar-Se com o procedimento de Seus filhos. Isso acontece quando estes Lhe servem com prudência. Tenho certeza de que não há nada melhor na vida do que Deus, que é perfeito, alegrar-Se com o nosso procedimento. Se isso ocorrer, teremos muita força, pois a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10), e o contrário também é verdade.

A prudência é uma virtude que nos faz ver o perigo e nos afastar dele. Em nossa caminhada sobre a terra, precisamos muito dessa bênção, pois o inimigo, o qual não nos quer ver bem, irá esforçar-se ao máximo para armar seus laços diante de nós. Essas armadilhas sempre são preparadas para prender aqueles que não acreditam no que a Palavra de Deus declara. Há muita gente que se diz de Deus presa nos laços do inimigo.

O Altíssimo não nos trata como robôs – nessa situação, pisamos somente onde Ele quer, e nada nos pode atingir. A verdade é que Ele está sempre ao nosso redor para nos guardar e nos mostrar o que o adversário planeja fazer conosco. Porém, temos de ser prudentes, para que o maligno não tenha sucesso em nos laçar.

Os servos prudentes, ao perceberem a cilada, imediatamente tomam a sábia decisão de passar bem longe dela; com isso, não caem em transgressão. As pessoas que não aceitam o que a prudência divina mostra nunca deixam de tropeçar e cair, ainda que, depois, arrependam-se e peçam ao Senhor que as guarde das arapucas que lhes são armadas. Nunca despreze a prudência, pois, com ela, você fará o Senhor contente.

Quem desconsidera a prudência deve emendar-se e passar a obedecer aos toques divinos. Deus jamais nos avisaria de algo se aquilo não fosse perigoso o bastante para nos tirar de Sua presença. Se alguém sair da presença divina, logo estará debaixo da autoridade do maligno. Por isso, não é bom brincar com a verdade.

Preparem-se os que não dão a mínima para o fato de sempre caírem em pecado, pois o versículo que estamos estudando afirma que o furor do Senhor será sobre essas pessoas. Não será nada agradável ter o furor divino derramado sobre a sua vida. Por que trocar a felicidade do nosso Pai pelo Seu furor? Só mesmo quem não mede as consequências faz tal coisa, não é verdade?
Sem dúvida, as pessoas que alegram o Senhor terão o Seu favor e, com isso, tudo lhes irá bem. No entanto, aquelas que O enfurecem provarão o quanto dói brincar com assunto sério, pois debaixo da ira de Deus, elas não conseguirão vencer batalha alguma, e até as coisas mínimas e insignificantes serão um grande fardo para elas.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Nenhum comentário: