Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

MORREU TENTANDO AJUDAR O SENHOR

Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus.”   1 Crônicas 13.10



É Deus quem dirige Sua obra, por isso não há necessidade de fazer nada que achamos melhor para ajudá-lO. Não realize obra alguma para a qual o Senhor não o chamou, mesmo que a intenção seja a de socorrer a obra divina. No contexto do texto bíblico em destaque, podemos constatar que Deus não moveu Uzá, mas este, sim, moveu seu próprio coração ao pensar que a Arca poderia virar. Porém, o Altíssimo tinha outro propósito naquilo que estava acontecendo.

É verdade que devemos fazer tudo o que o Pai coloca em nosso coração, e, então, com as mãos na obra, Ele mesmo nos ensinará os passos a serem dados. Creia sempre que, se os “bois tropeçarem”, o Senhor fará o necessário, pois Ele é poderoso. Jesus afirmou que não aceita humano testemunho (João 5.34); isso explica por que Uzá perdeu a vida. Outros também pagaram caro por saber a vontade do Senhor, e não executá-la.

Por causa da queda de Adão, a ajuda do homem de nada serve para a realização da vontade divina. Até mesmo a oração, o louvor e as demais coisas que fazemos pelo Senhor precisam da ajuda dos Céus. “Sem mim”, disse Jesus, “nada podeis fazer” (João 15.5). O melhor é viver em comunhão com Ele, prestar atenção ao que Ele fala pela Sua Palavra e pôr Seus ensinamentos em prática. Quem vive segundo o Espírito jamais toma alguma atitude que desagrade ao Pai.

Deus está no controle de Sua obra e, se Ele permite que algo aconteça, basta deixar que Ele tome conta do que deve ser feito. Quando o homem vê por si mesmo alguma necessidade na obra divina – e, então, faz alguma coisa pensando em ajudar para que ela não sofra prejuízos, mas seja realizada –, talvez ele esteja fazendo exatamente o contrário do que o Altíssimo planejou. Como sucedeu com Uzá, uma interferência errada pode ter um rápido julgamento, e a pessoa paga a conta de pronto.

Não é necessário esforçar-se para fazer o que parece ser certo, pois isso pode ser contra os planos divinos, mesmo que a arca esteja pendendo para um lado. O melhor não é cruzar os braços, mas deixar o Senhor falar – o que certamente fará. O Senhor não anda atrasado nem está fora de sintonia para dizer o que precisa ser feito.

Quem anda segundo o Espírito nunca cumprirá os desejos desenfreados da carne. Peca a pessoa que interfere na condução da obra de Deus. Não é certo, por exemplo, questionar se a decisão de trocar o pastor da igreja foi correta ou não, nem liderar um grupo a fim de se levantar contra as decisões do Altíssimo. Faça tudo para a ira do Senhor nunca se estender contra você.

Os que agradam a Deus são aqueles que, primeiro, buscam saber a vontade dEle e, então, fazem a obra com as forças que Ele concede. Os que obedecem ao Senhor receberão a recompensa divina no grande Dia.



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: