Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

EVOLUÇÃO HUMANA.

Ao lermos as Sagradas Escrituras podemos constatar esta pronunciada evolução humana e também constatamos como surge a semente de Deus em nós.




Abraão tinha total confiança em Deus (movimento humano interno), Moisés tinha bom senso e discernimento (movimento humano externo), Davi tinha a sabedoria humana do proceder em Deus (sabedoria humana = confiança + bom senso; movimento interno + externo), Jesus Cristo reflete a perfeição da ligação com Deus, união total com o Criador => sabedoria máxima = confiança máxima + discernimento máximo, é o símbolo do crescimento humano interno e externo máximos.



Evolução: como surge a semente de Deus em cada um de nós?

1) Evoluir é a única certeza

2) A evolução se dá através de exemplos práticos

3) A evolução leva tempo, no início atingimos a compreensão da Verdade através de nossas tentativas e erros

4) A evolução cria a experiência com Deus



Como evoluir ? (Isto não é linear, ocorre em paralelo)

1) Confiança total em Deus, sentimento certo, inteiro, sabedoria total

2) Bom senso, discernimento, ação certa, externo, prudência

3) Sentimento + ação certa, interno + externo

4) Aperfeiçoamento diário anterior



É certo que existem outras opiniões e também outros princípios de análise da fé em Deus, isto é a Soteriologia. O tema da soteriologia é a área da Teologia Sistemática que trata da doutrina da salvação humana. A soteriologia é o estudo da salvação humana.

A soteriologia no cristianismo estuda como Deus separa as pessoas condenadas pelo pecado e os reconcilia com Deus.

Existe um conflito entre a visão arminiana e a calvinista, princípios do protestantismo.


Visão arminiana: Arminianos crêem que Deus, em seu infinito amor e misericórdia, destinou todos os homens à salvação.

Visão calvinista: Calvinistas crêem que Deus não destinou todos os homens à salvação, visto que é fato nem todos se salvarem. Neste caso Cristo morreu apenas pelos seus eleitos. Estes ouvirão o chamado irresistível do Espírito Santo e se renderão a Cristo, sendo então justificados tão somente pela graça de Deus. Em virtude do pecado de Adão a condição de pecador se estendeu a toda raça humana (depravação total). Portanto, o Homem peca porque é pecador (tem a natureza do pecado) e não é pecador porque peca (ato do pecado). Sendo assim a partir desse momento, o homem necessitava de um plano de salvação para que pudesse ser restaurado à imagem e semelhança de Deus. O Plano da Salvação, consistiu em Cristo morrer pelos eleitos, para que por sua graça, houvesse remissão dos pecados.



Guardadas as diferenças filosóficas e respeitando-as, cada um de nós deve buscar a sua própria evolução junto ao Criador.



Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini
E-mail: mogazzar@hotmail.com



“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: