Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

RESPEITO E ADMIRAÇÃO SINCERA NAS QUALIDADES CULTURAIS AO LONGO DO MUNDO.

Não “esmague” mais as culturas que você desconhece e nem se ache superior a ninguém por você já ter aceito a Jesus Cristo. Quando obtemos o entendimento sobre Jesus Cristo há uma transformação que jamais homem algum poderia fazer em nossas vidas. Cada um de nós é somente um emissário das boas notícias do reino dos céus, não somos melhores e tampouco superiores a qualquer outra comunidade, por mais primitiva ou diferente que julguemos que ela seja.




"E disse-lhes (Jesus): Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15


O próprio Senhor Jesus nos incumbiu de fazer esta tarefa: falar da Palavra de Deus a todos.


Mas um ponto de atenção, mais que importante, não pode ser ignorado: cada um dos povos e culturas que temos na terra tem suas particularidades, que edificam aos outros e dão exemplos muito valiosos que precisam ser aprendidos e praticados.

Daí, mais um importante fator que precisamos considerar, antes de falarmos na Palavra de Deus pelo mundo afora, pois os nossos antecessores, europeus e americanos em especial, cometeram um erro básico ao realizarem esta atitude vital: foram pelo mundo e impuseram a sua mentalidade, sua cultura, suas prioridades, desconsiderando a preciosidade cultural que caracteriza cada tribo espalhada por este mundo. Erroneamente eles se achavam superiores aos demais povos.  Os primeiros colonizadores e missionários guardavam a perigosa ilusão de que eram especiais e superiores e que somente eles estavam certos e que os demais eram menores e precisavam ser domesticados...ledo engano!! Pura estratégia de domínio, que nada tem a ver com a liberdade em Cristo.

E como resultado, esta atitude os fazia ignorar os pontos-chave destes povos e criava uma lacuna difícil de ser transposta pelo evangelho de Jesus Cristo, que é pertencente a todos nós, independente de onde moremos ou de onde estejamos ou da forma pela qual vivamos, pois quando obtemos o entendimento sobre Jesus Cristo há uma transformação que jamais homem algum poderia fazer em nossas vidas.

Cada um de nós é somente um emissário das boas notícias do reino dos céus, não somos melhores e tampouco superiores a qualquer outra comunidade, por mais primitiva ou diferente que julguemos que ela seja.


Mas, em compensação, há alguns eventos, diante de situações conturbadas e trágicas mesmo, que nos mostram exemplos de vida em comunidade e o que mora realmente dentro do coração das pessoas envolvidas.

Um aspecto cultural que me saltou aos olhos e ao coração nos últimos dias, sem dúvida, é a solidariedade coletiva dos japoneses.

Este fato me fez chorar de tanta emoção no momento em que eu estava acompanhando um jornal na TV aberta, onde os jornalistas relatavam as atitudes práticas que só são pertencentes àquela cultura.

Um dos fatos que me tocou profundamente foi que mesmo vendo carros e casas serem arrastados pelas ondas gigantes eles não se deixaram abater e relataram que a cultura oriental não é de gritar e nem de se descabelar, mas que eles estão guardando suas forças e emoções para reconstruírem o Japão, após viverem a maior tragédia de todos os tempos.

Em especial, muito me tocou a atitude de 50 homens por turno (170 homens no total entre funcionários e habitantes locais que se revezam) que estão dentro da usina nuclear fazendo de tudo para resfriar os reatores radioativos para conter os efeitos nocivos e mortais da energia atômica que saiu do controle deles neste evento. Eles nem sequer pensam nas suas próprias vidas, mas no bem estar de toda a comunidade !!!

É um exemplo de atitudes práticas para todos e também traços culturais que não podem ser ignorados, pois eles só acrescentam poder ao Evangelho !!!




Em Nome de Jesus.





Mônica Gazzarrini
E-mail: mogazzar@hotmail.com





“Jesus Cristo é o Senhor”







Nenhum comentário: