Seguidores

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

OS PASTORES DEVEM RECEBER SALÁRIO ?

Afinal de contas devemos considerar que o ministério divino de ser pastor é uma profissão?




Na passagem bíblica relatada Números 18, entre outros textos, ensina que os dízimos e ofertas servem para custear a obra de Deus e para sustentar seus obreiros, que recebiam o dízimo dos dízimos.



Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos.” Números 18:20



Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote.” Números 18:28



Embora a Palavra de Deus diga expressamente que aquele que prega o Evangelho deve viver do Evangelho (1Co 9.14),



Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” 1 Corintios 9:14



Tiro meu sustento integralmente do meu trabalho na empresa em que trabalho. Não recebo salário ou provento da igreja. Os recursos obtidos como escritora de Jesus são todos dedicados à Obra de Deus para que integrem o envio de pregadores da Palavra pelo mundo. Esta é uma opção minha, pessoal e particular, que não significa que eu condene os pregadores que são sustentados pela igreja.




O que é um Pastor?

Para definir o que seja o cargo de “pastor”, essa palavra aparece várias vezes no Novo Testamento, quase sempre referindo-se ao pastor das ovelhas. Algumas vezes, Cristo serve-se dessa alegoria para expressar o que deve ser o crente com responsabilidade nas igrejas.



Mateus 9:36 É uma alegoria em que se compara o pastor das ovelhas à ação do pastor na igreja.



João 10:1-16 Esta é a principal passagem, em que Cristo se identifica como o Pastor das ovelhas e a Porta do aprisco das ovelhas. Enquanto o verdadeiro pastor dá a sua vida pelas ovelhas, o mercenário foge quando há perigo, ou como diríamos nos nossos dias, quando o dinheiro da igreja se acaba, ou outra igreja que lhe oferece melhor salário.



Mateus 25:32, Mateus 26:31, Hebreus 13:20, I Pedro 2:25, I Pedro 5:4 Onde vemos Cristo como o Pastor da Igreja



Efésios 4:11 Esta passagem refere-se nitidamente ao cargo de pastor na Igreja.



Judas 1:12 Refere-se aos falsos pastores.

Podemos também examinar o que as Escrituras nos dizem sobre “pastorear” ou “apascentar”.



Mateus 2:6 Refere-se a Cristo como Pastor do povo de Israel.



I Pedro 5:1/2 Pedro incentiva os anciãos como ele, a apascentar o rebanho do Senhor.



Já durante época dos apóstolos, o termo “pastor”, foi aplicado aos dirigentes das igrejas, mas certamente sem a pesada carga teológica que adquiriu através dos tempos.



Os pastores e líderes do povo de Deus não levarão NENHUMA vantagem no Juízo Final, pelo contrário, serão julgados com muito maior rigor (Ezequiel 34; 1 Corintios 3.10--4.5). As parábolas dos talentos e das minas (Mateus 25.14ss; Lucas 19.11ss) ensinam claramente que aquele que recebe mais oportunidades de servir a Deus será cobrado na proporção do que recebeu, ou seja, quem ensina é porque sabe mais, então sua vida e seus frutos têm de refletir isso.



Quanto aos dízimos e ofertas, eles servem para financiar a obra de Deus no mundo e para sustentar os obreiros e isso foi instituído pelo próprio Deus (1Co 9.13-14), não consistindo vantagem alguma em comparação com os demais trabalhadores, ao contrário, é uma coisa a mais da qual os líderes darão contas ao Senhor pela sua administração econômico-financeira destes recursos.



Num contexto de teologia bíblica, há dois pontos de vista opostos. No Velho Testamento, o sacerdócio era hereditário e exclusivo da tribo de Levi. Os levitas viviam do dízimo dos produtos do trabalho das outras onze tribos de Israel. O Novo Testamento não apresenta nenhuma tabela salarial, dos pastores, como acontecia no Velho Testamento. No entanto, temos algumas passagens onde o pastor pode ser incluído, como Lucas 10:7 e 1 Timóteo 5:17-18 que estão em sintonia com a afirmação do desembargador Heriberto de Castro.



Jesus Cristo era um Pastor de Ovelhas pobre?



Se o Senhor Jesus era pobre então por que “cargas d´água” tinha um tesoureiro? E por que os soldados que o crucificaram sortearam as roupas que Ele vestia entre si?


Analise, pense e Deus, não este escrito, vai lhe conceder o entendimento necessário.



São os meus sinceros votos.





Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini



Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.



Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:


http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://campolimpopaulistanagracadedeus.blogspot.com/
http://aceiteajesuscristo.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html





“Jesus Cristo é o Senhor”

Nenhum comentário: