Seguidores

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

JÁ DEVÍAMOS SER MESTRES

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento” (Hebreus 5.12).




Ao nascermos, somos bebês totalmente indefesos, até que, com o tempo e o cuidado dispensado pelos nossos pais, crescemos e nos tornamos adultos. Em certo sentido, a vida espiritual imita a natural: desde o momento do nosso nascimento em Cristo Jesus, como os recém-nascidos que precisam de leite – um alimento que, para nós, pode até parecer fraco, mas, para eles, é de suma importância –, Deus alimenta-nos com aquilo que é chamado de leite espiritual. No entanto, com o passar do tempo, o nosso organismo necessita de algo mais consistente para saciar a nossa fome espiritual.

Passamos por fases distintas em nossa caminhada com Cristo: há aquela do aprendizado, em que somos alimentados com o leite racional da Palavra de Deus, e outra em que o Todo-Poderoso nos concede um diferente tipo de alimento, a fim de que o nosso entendimento seja amadurecido.

É óbvio, pela passagem bíblica estudada, que o plano do Senhor para todos nós é que nos tornemos mestres e transmitamos aos demais o entendimento alcançado em Jesus. Deus deseja que sejamos maduros, preparados para assumirmos o nosso lugar como representantes de Cristo. De fato, assim como o Mestre sempre Se apresentou firme em Suas decisões, na ministração das bênçãos e nos Seus momentos de comunhão com o Pai, temos de crescer para atingirmos essa posição espiritual, pois, de outro modo, fracassaremos.

Muitos cristãos, apesar de estarem no Caminho há tantos anos, ainda precisam aprender as doutrinas bíblicas elementares – o que deveria ter acontecido no início da conversão deles. Portanto, meu irmão, para que isso não ocorra conosco, tomemos isto como advertência: a partir de agora, devemos esforçar-nos no estudo da Palavra e nas orações de consagração, e extrair da revelação bíblica as lições que nos farão sábios diante do Senhor. Assim, quando vierem as provações maiores, teremos condições de enfrentá-las e vencê-las. Os que, porém, agirem como crianças que necessitam de leite não conseguirão muito nas batalhas da fé em Deus.

O nosso amadurecimento espiritual nos dará condições de sermos usados em grandes obras. Desse modo, seremos tão bem-sucedidos quanto os heróis da fé, os quais em nada se diferenciavam dos filhos de Deus deste tempo – a não ser no fato de que sabiam o que eram no Senhor e de que tinham noção de como usar o poder que lhes era conferido (Hebreus 11).

Seja um cristão maduro e preparado para a batalha a fim de obter a vitória é a minha oração!



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: