Seguidores

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

QUANDO ORAR SE TORNA DESNECESSÁRIO

Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles” (Neemias 4.9).




Neemias fora chamado pelo Senhor para reconstruir Jerusalém e, para cumprir o que o Senhor havia-lhe dado como missão, esse servo de Deus recebeu autorização do rei persa Artaxerxes, que, na época, dominava o mundo.

Aqueles que recebem do Senhor uma direção para realizar algo devem estar cientes de que o inimigo usará outras pessoas para fazer com que eles desistam de executar o que lhes foi determinado. Cuidado, pois o Senhor afirma que não tem prazer em quem retrocede!

Algumas pessoas usadas pelo diabo para que a obra não fosse realizada começaram a ameaçar Neemias a fim de que ele parasse o trabalho. Então, ele orou a Deus e pediu justiça. Com isso, veio um tempo de tranquilidade, e a obra pôde ser recomeçada. Mas, como o inimigo nunca desiste, a perseguição voltou, e parecia que um ataque aconteceria a qualquer momento. O que ele deveria fazer?

Como a ameaça estava a ponto de se cumprir, Neemias orou ao Senhor de novo. Então, desta vez, foi diferente, pois ele sentiu o que deveria ser feito e logo começou a executar a ordem divina: pôs guardas de dia e de noite para vigiar a obra. Isso pode parecer algo simples, mas qualquer coisa só deve ser concretizada se vier de Deus. Se somos servos e a obra é dEle, certamente, Suas orientações são de suma importância. Afinal, o Senhor sabe o que o inimigo está planejando, a força que ele emprega e o prejuízo que seu ataque pode causar-nos. Por isso é sempre bom obedecer ao que o nosso Deus orienta. Neemias, então, não mais orou ao Senhor sobre o assunto e, apesar de a ameaça continuar e outros percalços terem acontecido, ele continuou a obra, firme em sua decisão.

Quando temos uma palavra de Deus, não precisamos mais orar, e, sim, ficar com os olhos fixos no que Ele diz. Não estou dizendo que Neemias tenha deixado de clamar. Não é bom deixarmos de fazer uso desse meio maravilhoso para que Deus conheça as nossas petições, contudo, sobre aquilo que já nos foi revelado, não é preciso mais orarmos. Após termos recebido o entendimento dos Céus, basta confiar que a revelação do Senhor acontecerá. Se continuarmos a clamar pedindo ajuda por causa de algum fato novo, o qual veio agravar a situação, isso pode configurar desconfiança de que o plano divino não dará certo.

Ao pedir orientação a Deus sobre o que fazer com os reis que atacavam os gibeonitas, Josué recebeu a direção divina e a executou. O fato parecia o mais improvável de acontecer, pois ele deveria mandar o Sol parar sobre Gibeão e a lua, no vale de Aijalom (Js 10.12); entretanto ele obedeceu a Deus, ordenou, e o Sistema Solar parou. A exemplo de Josué, a sua ordem será cheia de poder se for fundamentada no que a Palavra de Deus diz.



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: