Seguidores

sábado, 4 de dezembro de 2010

QUANDO NÃO SE PODE SERVIR A DEUS

Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem” (Josué 24.19,20).





O pecado faz uma separação entre o homem e Deus. Há pessoas que, por não vigiarem, deixam-se envolver em certas situações pecaminosas e, consequentemente, caem. Algumas conseguem voltar correndo e buscar o perdão divino; outras, no entanto, entregam-se completamente à vontade do inimigo e continuam na prática pecaminosa. Meu irmão, alcança misericórdia quem volta para os braços do Pai, reconhece seu erro e se arrepende. Somente dessa forma – confessando o pecado – é que somos perdoados. Sendo assim, aquele que não expõe ao Senhor a sua transgressão nem se acerta com a pessoa contra quem pecou continua separado dEle.

Quem para de errar, mas não obtém o perdão, está no mesmo patamar dos que continuam na prática do pecado: mesmo que se esforce, não consegue prestar serviço ao Senhor. Ora, serve a Deus quem luta pela cura, faz o possível para prosperar e conquistar as demais bênçãos, tomando posse do que lhe foi providenciado por Jesus por meio de Sua morte na cruz do Calvário.

O Altíssimo é santo e zeloso. De nada adianta o homem tentar esconder seu erro, pois, quando isso ocorre, o Deus santo Se desliga dele. Quando os israelitas foram derrotados em Ai, toda a nação sofreu. Bastou Acã tomar do anátema – a cunha de ouro, a prata e a veste babilônica – e esconder esses objetos debaixo de sua tenda, para que Deus Se afastasse daquele lugar (Josué 7.21). Com isso, a nação ficou enfraquecida, e uma batalha que seria simples foi perdida. Naquele tempo, quem cometeu tal transgressão teve de ser tirado do meio do povo do Senhor (v. 24-26). Hoje, o que tem de ser arrancado de nós é o pecado, mas, se o autor dele continuar a envergonhar a obra divina, o Todo-Poderoso Se encarregará de removê-lo com Sua mão poderosa.

Quem deixa de servir a Deus torna-se servo de um deus estranho. O Senhor é servido com a nossa santidade, mas quem se dá, por exemplo, ao adultério, aos vícios, à mentira, à homossexualidade ou a qualquer outra prática condenada pela Bíblia passa a servir ao deus da imoralidade. O nosso Senhor, que é santo e também zeloso, não permanece na companhia daqueles que abandonam os Seus mandamentos e passam a agir de modo contrário à sã doutrina. Ele não perdoará a transgressão de quem cultua deuses estranhos.

Foi Deus quem nos fez bem. De fato, servindo a Ele, somos guardados pelo Seu poder; porém, se O deixarmos, Ele permitirá que o maligno nos alcance e nos faça sofrer. Por isso quem caiu em transgressão deve, urgentemente, buscar a presença do Altíssimo, confessar seu erro e pedir-Lhe o perdão, antes que seja tarde. Meu irmão, se esse for o seu caso, examine-se e acerte-se com o Senhor agora mesmo!



Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Nenhum comentário: