Seguidores

terça-feira, 29 de junho de 2010

SABEDORIA: QUEM TEM, QUEM PODE ME DAR E COMO EU DEVO AGIR ?

Onde podemos obter inteligência e sabedoria útil e ativa para nossas vidas?

Estava lendo o livro bíblico de Eclesiastes e o ponto central de reflexão pessoal foi relativo ao que realmente compensa nestes nossos dias aqui na Terra, pois o autor fala com clareza de raciocínio e evidências práticas que tudo aquilo que buscamos fazer não traz nem paz nem felicidade para nossas vidas.

O autor diz, resumidamente, que tudo não passa de vaidade: querer ser o melhor nas coisas, ser mais do que dedicado ao trabalho, querer ser rico, obter destaque entre as pessoas ao nosso redor, etc.

E ele assim o conclui por um simples motivo: depois que morremos, somos completamente esquecidos neste mundão !

Aí parei e pensei cá com os meus botões: já que o que é exclusivo de cada um de nós, ou seja, as nossas próprias pessoas, nossas atividades e dedicações, perdem o sentido com a nossa ida, o que viemos fazer por aqui?

Obter a consciência de que somos o melhor de Deus e aceitar a Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador, independentemente se os nossos feitos são magistrais ou não!

Todas as nossas atitudes, logicamente, devem ser santas, éticas e de acordo com o que Deus nos ensina pelas Escrituras, mas a finalidade desta atitude tem resultados de mais longo prazo do que podemos imaginar: a vida eterna.

Se resolvermos fazer, fazer e fazer, mas totalmente fora da vontade divina, estaremos assinando o nosso passe de entrada no inferno para a eternidade.

Mas, para alívio e saída humanos, a misericórdia de Deus se renova a cada manhã e enquanto estivermos por aqui vale o arrependimento e a correção dos nossos caminhos. Este é um dos pontos principais para recebermos o principal: sabedoria e inteligência de quem tem para nos dar, todos os dias!

“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.” Eclesiastes 12:13-14

Daí me veio uma outra questão: quando eu preciso tomar esta atitude de querer seguir a Deus em minha vida? Agora.

Esta resposta também foi automática em mim, pois, muitos pensam enganosamente que podem esperar muitos anos, até ficarem bem velhinhos para tomar esta atitude. E, a eles, eu pergunto: alguém sabe quando vai morrer? Se vai morrer novo ou velho? Se vai morrer naturalmente ou através de um acidente? Concluindo: ninguém sabe o dia e a hora em que vai morrer. E se ele se for sem estar seguindo os caminhos de Deus, assinou o seu passaporte para o sofrimento eterno lá no inferno.

Então, o que é preciso fazer? Mais uma vez a própria Palavra de Deus nos abre o entendimento. Ela nos diz de onde vem a sabedoria e a inteligência que nos garantem alívio e paz hoje e na eternidade: do respeito a Deus em nossas existências, até o último instante que vivermos.

“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” Jó 28:28

Antes do meu processo de conversão e da minha aceitação ao Senhor Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador, eu lia a passagem abaixo e ela me tocava muito intensamente, pois Salomão teve a sinceridade de pedir a Deus, quando questionado por Ele, o que ele realmente queria.

E muito me chamou a atenção pelo pedido dele a Deus: ter sabedoria e conhecimento para desempenhar o cargo de rei que o próprio Deus lhe havia concedido, em substituição a seu pai Davi.

Salomão poderia ter pedido riqueza, bens, honra ou a morte dos seus opositores, mas, com completa sinceridade e gratidão, ele pediu a Deus para ter sabedoria e conhecimento para ser um bom rei, ministério que já lhe havia sido confiado pelos Céus.

“Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.” 2 Crônicas 1:9-12

Sabemos que Salomão foi o rei mais sábio e rico que o povo de Deus teve e sabemos também que com o passar do tempo acabou desobedecendo a Deus, pois tinha setecentas mulheres e trezentas concubinas. Muitas delas não pertenciam ao povo de Deus e ele acabou se deixando levar pelos seus deuses.

Aí fica uma pergunta: Salomão foi salvo para habitar no Reino de Deus? Disto nós só saberemos na eternidade.


Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini.

Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.

Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:

http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html

"Jesus Cristo é o Senhor"

Nenhum comentário: